Hemominas Patos de Minas.

O registro de queda nos estoques de sangue da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas), de modo especial do grupo sanguíneo O (negativo e positivo), levou o órgão a convocar voluntários a comparecerem às suas unidades.

De acordo com o Hemominas, essa situação precisa ser normalizada para que uma quantidade estratégica de bolsas de sangue seja mantida, o que é necessário para atender a demanda de pacientes.

Podem doar sangue pessoas que tenham idade entre 16 e 69 anos. Para indivíduos com 16 e 17 anos e com mais de 60 anos, há condições especiais estabelecidas pelo Hemominas, as quais estão fundamentadas pela Portaria do Ministério da Saúde 158/16. Essas condições podem ser consultadas no site da Fundação.

Gabinete de Crise

Mantido pelo Hemominas, o Gabinete de Crise é formado por uma equipe de profissionais responsável por traçar ações estratégicas para a adequação do estoque em períodos de possível queda de comparecimento de doadores e aumento da demanda de transfusões, como o Carnaval. Essa equipe trabalha de forma intensiva na coordenação e gestão do estoque de hemocomponentes, visando à manutenção do atendimento à população.

Para doar sangue

Pessoas interessadas em fazer doação de sangue podem procurar o Hemonúcleo de Patos de Minas (situado na Rua Major Gote, 1255, Centro) às segundas-feiras das 15h às 19h e de terça a sexta-feira das 7h às 11h. Existe ainda a possibilidade de agendamento pelo telefone (número 155 - opção 1) ou on-line, por meio do endereço eletrônico www.hemominas.mg.gov.br .

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas