Imagem: Arquivo Patos Hoje

A Prefeitura de Patos de Minas publicou nessa terça-feira (27), o protocolo com os critérios para o funcionamento de clubes e arenas esportivas e de lazer na cidade durante a pandemia de Covid-19. O documento foi elaborado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 considerando as flexibilizações contidas na onda verde do Minas Consciente e o atual cenário epidemiológico local.

O protocolo foi elaborado por um grupo de trabalho que se reuniu com representantes dos segmentos. Observações feitas por eles também foram levadas em conta. Em geral, os critérios estabelecidos no protocolo incluem distanciamento, uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel.

O protocolo foi separado em orientações gerais e para atividades específicas, por exemplo, esportes coletivos em quadras e campos (futebol, vôlei, basquete), artes marciais e atividades aquáticas. Assim como no caso de academias de ginástica, há diferenças nas permissões para clubes e arenas esportivas quando o município está classificado na onda verde ou na amarela. Essas particularidades estão detalhadas no documento divulgado hoje e, incluem, entre outros pontos, a permissão para campeonatos e competições apenas na fase mais flexível, no entanto ainda sem a presença de público.

A Prefeitura ressaltou que os protocolos são passíveis de alteração conforme o cenário de Covid-19 em Patos de Minas avançar ou recuar. Apesar de estar na onda verde, o município contabiliza novos casos da doença diariamente, o que exige cuidados por parte de todos. O boletim dessa terça-feira trouxe mais 35 exames com resultado positivo. As mortes chegaram a 77, número que ainda não contabiliza o óbito do enfermeiro Breno Nunes Caixeta, de 36 anos. Ele era enfermeiro contratado pela prefeitura para atuar na linha de frente contra o coronavírus.