38.713 veículos continuam sem pagar o IPVA 2019. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

De cada dez carros emplacados em Patos de Minas, quatro estão com o IPVA 2019 sem pagar. O elevado índice de inadimplência preocupa. O pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores é requisito para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento – CRLV – que é documento de porte obrigatório em todo o país.

A Administração Fazendária lançou uma frota de 99.796 veículos entre caminhões, ônibus, carros, motos e utilitários para fins de recolhimento do IPVA em Patos de Minas, totalizando R$ 65.328,64. Mas 38.713 veículos continuam com o IPVA 2019 sem pagar, o que representa uma omissão de R$ 21.101.000,00 nos caixas do governo.

Com exceção dos servidores públicos do estado, que estão recebendo o 13º salário parcelados e que ganharam mais prazo para pagar o IPVA, os demais proprietários já estão em situação irregular. Todas as parcelas já venceram e também a taxa de licenciamento. Agora, além do valor principal, os proprietários de veículos também terão pagar juros diários.

Quem não quitar o IPVA também não recebe o Certificado de Registro e Licenciamento de 2019. O documento passará a ser cobrado para os veículos de placas com finais 1, 2, 3, 4 e 5 a partir de 1º de agosto. Para os veículos com placas de finais 6, 7, 8, 9 e zero a cobrança do documento de 2019 será feita a partir de 1º de setembro.

O chefe da AF de Patos de Minas, João Bosco Tolentino, recomenda aos proprietários de veículos que regularizem a situação o quanto antes para evitar o pagamento de juros e também para não ter problemas com a fiscalização de trânsito. Além disso, quem não pagar o IPVA será incluído na dívida ativa do Estado.