Um convênio assinado entre a Prefeitura de Patos de Minas e os Correios vai permitir que os proprietários de imóveis recebam em casa, o carnê para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano. Este ano, o IPTU dos contribuintes patenses começará a vencer no mês de abril. O valor do imposto virá com um reajuste de 11,32%.

Os carnês estão sendo emitidos pelo Banco do Brasil. O contribuinte poderá optar pelo pagamento à vista, com desconto de até 5% ou parcelado em até oito vezes. A Administração Municipal vai instalar um sistema de plantão para corrigir erros e tirar dúvidas dos proprietários de imóveis.

Os proprietários de imóveis menores que 70 metros quadrados estão isentos do pagamento do IPTU. Os contribuintes que estão obrigados a pagar o imposto e que optarem por quitar o débito à vista terão desconto de 5% se o pagamento for feito até o dia 10 de abril de 2011. Para os pagamentos à vista, feitos até o dia 30 de abril de 2011, o desconto será de 2%.

Os contribuintes também poderão optar pelo parcelamento do valor do IPTU. Neste caso, a primeira parcela deverá ser paga até o dia 10 de maio. O valor do Imposto poderá ser divido em até oito vezes, desde que o valor da parcela não seja inferior a R$ 33,67. O valor total do imposto deverá ser quitado até o dia 10 de novembro de 2011.

De acordo com o vice-prefeito, José Eustáquio Rodrigues Alves, o reajuste maior ocorreu por que no ano passado, o IPTU em Patos de Minas não foi reajustado.

Autor: Maurício Rocha