A propaganda eleitoral começou hoje (26) e termina no dia 29 de setembro.

A partir de hoje, os 108 mil eleitores de Patos de Minas poderão conhecer melhor os candidatos que concorrem aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Começou o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Nesta eleição, os mais de 200 candidatos terão um tempo menor para convencer os eleitores.

A minirreforma eleitoral que passou a vigorar a partir destas eleições reduziu substancialmente o tempo de campanha, como forma de baratear os gastos com as eleições. A propaganda no rádio e na televisão foi reduzida de 45 dias para apenas 35 dias, começando hoje e terminando no dia  29 de setembro.

Além disso, o tempo disponível para as campanhas foi reduzido. Os blocos têm apenas 10 minutos de duração e não haverá mais propaganda em bloco para o cargo de vereador. Os candidatos ao legislativo terão direito apenas a inserções de 30 e de 60 segundos, que serão veiculadas ao longo do dia no rádio e na televisão.

A propaganda para os candidatos a prefeito será veiculada, de segunda a sábado, em dois blocos de 10 minutos cada um, de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10 nas emissoras de rádio. Na TV a propaganda gratuita será de 13h às 13h10 e 20h30 às 20h40.

Já as inserções serão veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, todos os dias da semana, em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação, das 5h à 0h.

Autor: Maurício Rocha