A aula inaugural aconteceu na Escola CAIC.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu, Associação Médica e o curso de medicina do Centro Universitário de Patos de Minas – Unipam – lançaram nessa quinta-feira (21) mais uma edição do Projeto Samuzinho. Desta vez, a aula inaugural foi na Escola Municipal Professor Aristides Memória – CAIC.

O projeto é realizado com professores e alunos do 7º ano, com idade aproximada de 12 anos. Nesta etapa, o Projeto Samuzinho vai atender as Escolas Municipais Prefeito Jacques Corrêa da Costa, Norma Borges Beluco e Professor Aristides Memória – CAIC em Patos de Minas.

O durante as aulas, o Projeto Samuzinho vai capacitar alunos e professores sobre as técnicas de primeiros socorros, bem como reconhecer situações de emergência médica que podem salvar vidas. De acordo com o Coordenador do SAMU, Alexander Gonçalves de Souza, a capacitação acontece durante as aulas de Ciências e serão divididas em 10 aulas ao longo do primeiro semestre letivo de 2019.

“Em um primeiro momento, as aulas serão ministradas por representantes do SAMU, junto com os acadêmicos do 6º ano de Medicina e da liga de trauma do curso de Medicina do Unipam. Cada aluno receberá um manual de primeiros socorros para auxiliar no aprendizado dos conteúdos abordados no projeto. Ao final do curso, os participantes do projeto participarão de uma cerimônia de formatura e receberão o Certificado de Socorrista Mirim, emitido pelo SAMU”, informou.

Ainda segundo o coordenador, ao final do projeto, os alunos e professores estarão aptos a identificar e efetuar técnicas de primeiros socorros em situações de emergência, como paradas respiratórias e ataques cardíacos, engasgos, AVCs e a responder a acidentes domésticos, acidentes de trânsito, choques elétricos e crises convulsivas até a chegada do SAMU. Com conhecimento, a atuação das crianças poderá contribuir para salvar vidas.