A proposta de criação da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas foi lançada nesta manhã.

Foi lançada na manhã desta segunda-feira (20), a proposta de criação da Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas. O hospital filantrópico será mantido pela Associação Doutor Paulo Borges e administrado pela Pró-Saúde. A entidade será presidida pelo arcebispo emérito de Diamantina Dom João Bosco Oliver de Faria, que tomou posse durante o encontro.

Segundo o ex-presidente da Associação, pastor Cláudio Pacheco, a proposta de criação da Santa Casa de Misericórdia em Patos de Minas começou a ser elaborada no ano passado. Para acelerar o processo, os idealizadores incluíram a Associação Doutor Paulo Borges como mantenedora do hospital, uma vez que a entidade já possui certificados de utilidade pública em nível municipal, estadual e federal.

Segundo o arcebispo Dom João Bosco Oliver de Faria, novo presidente da Associação Doutor Paulo Borges, a intenção é construir um hospital com cerca de 100 leitos para atender os pacientes de Patos de Minas e de toda a região. Além disso, a Santa Casa de Misericórdia terá uma ala especializada em atendimento oncológico infantil. A creche também deverá continuar funcionando e passará a ter cursos profissionalizantes.

A administração da Santa Casa de Misericórdia será feita pela Pró-Saúde, que administra mais de 40 hospitais pelo país. Desde já, a empresa atuará na busca de recursos para a construção do hospital. O prefeito José Eustáquio anunciou a doação de um terreno no alto da avenida Afonso Queiroz, próximo à entrada da Escola Agrícola. O Projeto de Lei de doação deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal nos próximos dias.

Segundo vice-prefeito Paulo Mota também existe a possibilidade de arrendamento de uma estrutura como a do São Lucas para que o Hospital comece a funcionar mais rápido. Se isso não for possível, ele disse que a intenção é de por a Santa Casa para funcionar em um período entre 12 meses a 18 meses.