Professores em greve há quase um mês fazem manifestação no Centro de Patos de Minas

Os docentes cobram principalmente o pagamento do piso nacional da educação, estipulado por uma Lei Federal.

publicado em 11/03/2020, por Farley Rocha


Os professores da rede estadual de educação de Minas Gerais fizeram uma manifestação na tarde desta terça-feira (10) em Patos de Minas. Eles se reuniram na Praça do Coreto, centro da cidade, e depois saíram em passeata. Os docentes cobram principalmente o pagamento do piso nacional da educação, estipulado por uma Lei Federal. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

Com muitos apitos, faixas e carro de som, centenas de professores e professoras percorreram o Centro da Capital do Milho cobrando o cumprimento das reivindicações. Dentre as principais exigências, estão o reajuste salarial e o pagamento do 13º salário. Mas não é só isso. Ricardo Barreto, coordenador regional do Sindi-Ute, disse que o manifesto é também em prol de uma educação pública de qualidade. 

De acordo com o coordenador, mais profissionais aderiram ao movimento e a greve vem ganhando força na região. Além de escolas de Patos de Minas, profissionais de instituições de Presidente Olegário, Lagoa Formosa, Varjão de Minas e São Gotardo participaram da manifestação. 

Em Patos de Minas, várias escolas estão paralisadas. De acordo com os coordenadores, profissionais das Escolas Professor Zama Maciel, Deiró Borges, Manoel Lopes (Pindaíbas), Major Mota (Major Porto) e outras na região também decidiram paralisar as atividades até que o governo se posicione. As condições de trabalho enfrentadas pelos profissionais também estão na pauta de reivindicações.  

Imagens atualizado em 11/03/2020 • 43 fotos

Autor: Farley Rocha Postado em 11/03/2020
Compartilhe:

175 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Aluna | 5 meses atrás

    Todo ano a mesma ladainha. Quero ver nos dias de pagar pelas ausências das greves se serão justos, porque passar filmes para compensar não é justo. Fazer aluno se deslocar para escola no sábado e fazer brincadeira no pátio é mamata. Lutem pelos seus direitos queridos professores, mais sejam honestos também no momento de repor o conteúdo não apresentado na greve. Sejam conscientes e parem de tampar o sol com a peneira. Acredito que muitos pães estão observando isso também...

    54 14 Responder

    Brás - 5 meses atrás

    Parabéns aluna pelas suas colocações, é muito importante respeitar os professores porém eles também precisam respeitar os alunos, as famílias e serem honestos na reposição das aulas, essa greve no início do ano é uma piada de mau gosto.

    24 9

  • Fessô | 5 meses atrás

    Deixem de mi mi mi!!! Vcs trabalham de menos e reclamam demais, além de serem péssimas professoras!

    53 31 Responder

  • Contribuinte honesto | 5 meses atrás

    Se temos um governador que oferece um aumento de 42% para os servidores da segurança e não valoriza os servidores da educação, conclui-se que ele prefere gastar com bandidos do que evitar criá-los. Sinto envergonhado de ter uma autoridade assim à frente de Minas Gerais.

    39 21 Responder

    ... - 5 meses atrás

    A segurança pública está há 5 aos sem aumento, esse percentual é só a reposição da perda salarial pela inflação.

    28 28

    Vida Longa - 5 meses atrás

    Desde quando professor consegue evitar criar bandido?

    14 17

    Contribuinte honesto - 5 meses atrás

    Kkkkkkkkk..... nem vou contar quanto tempo esses servidores da educação não tiveram aumento digno ..quatro anos eu sei que é muito pouco.

    12 12

    Contribuinte honesto - 5 meses atrás

    Nobre Vida Longa (deve ser vida louca), se uma formação acadêmica não melhorar a dignidade da pessoa humana, fora da escola que nunca vai ser. Em que mundo você vive? Das drogas?

    10 8

    Xurupita Voadora - 5 meses atrás

    Nobre Contribuinte honesto (deve ser muito honesto mesmo), me diga uma coisa, aos que vivem em locais onde não possui opções de estudo, digo, zona rural por exemplo, quer dizer que a chance de se tornarem bandidos é elevada? Me poupe camarada, bons modos vem de casa, exemplos a seguir vem de casa. Em que mundo você vive? Das ilusões?

    7 0

  • Datena | 5 meses atrás

    Pior que a situação dos professores só os comentários aqui! Queria ver qual pessoa aguentaria ter o seu salario parcelado durante o mês e seu decimo terceiro parcelado durante o ano! Os pais estão com raiva por um simples motivo: Nem eles aguentam os filhos em casa e como terceirizaram os valores e educação que deveriam ter sido dado por eles para os professores ai ficam reclamando da luta justa e honesta por melhores condições de trabalho!

    39 15 Responder

    Mariinha - 5 meses atrás

    Para o Datena! Parabéns!

    11 5

  • Van | 5 meses atrás

    Se vc trabalha, pra ganhar um salário mínimo, chegando no dia de receber, seu patrão te paga menos que isso, vc aceitaria? E ainda te fala que vai te pagar seu salário em duas parcelas. Final do ano fala q não sabe qdo vai te pagar o décimo terceiro. É justo isso ?????? Vcs que estão chamando professores de vagabundo, acham justo? Vcs trabalhariam assim??????? Professores são desvalorizados por causa de pais assim. Não respeitam os professores. Essa é sim a única maneira de fazer o governador botar a mão na consciência.

    37 20 Responder

    realista - 5 meses atrás

    as dificuldades está por todo lado é hora de sacrifício de todos até corrigir as mazelas deixadas por governos anteriores voltem as aulas e procura outra forma de reivindicar

    28 27

    Claudia loiola - 5 meses atrás

    Aí sim Van ! Eu já recebi meu salário férias décimo terceiro divido em 5 vezes ; e esse ex patrão meu ainda faz isso com os tolo que trabalha lá.

    2 6

  • Pedrão | 5 meses atrás

    Governador, é só cortar o ponto dos grevistas, são minoria. Todo ano é a mesma coisa, alunos sem aula devido a greve dos professores. Porq vcs não propõem aumentar a carga horária para aí sim receberem o piso?

    35 43 Responder

  • Platão | 5 meses atrás

    QUANDO FOI GREVE POR CAUSA DE COMBUSTÍVEL LEMBRO-ME DE VER NESTE SITE MILHÕES DE MANIFESTAÇÕES, TODOS SENTINDO A GREVE! O que se esperar de um povo que valoriza mais "gasolina" que educação! Infelizmente o que vejo aqui são os pais de alunos manifestando contra a greve, mas são os mesmos que não apoiam em NADA! HIPOCIRTAS, VCS DEVEM É PUXAR CARROÇA MESMO!

    33 12 Responder

  • Fernando | 5 meses atrás

    Isso é reflexo dos governantes passados que os professores na sua maioria defendem até hoje (ESSE PT QUE DESTRUIU O BRASIL)

    31 20 Responder

    Kkk - 5 meses atrás

    PT LIXO

    3 0

  • "Ta serto" | 5 meses atrás

    A sociedade no geral está do lado de vocês professores... Não existe uma nação bem construída sem um ensino de qualidade e valorização profissional... Força a todos... Vão a luta :clap: :clap: :clap:

    31 15 Responder

  • CIDADÃO | 5 meses atrás

    PROFESSORES VOLTEM A TRABALHAR TODO ANO A MESMA COISA, VOLTA AS AULAS E LOGO ENTRAM DE GREVE, ISSO É MEDO DE TRABALHAR? PEDE EXONERAÇÃO, VAI TRABALHAR NA REDE PRIVADA, ESTÃO PERDENDO A MORAL COM O POVO MINEIRO QUERENDO REAJUSTES SUPERESTIMADOS, O ESTADO ESTÁ PASSANDO POR MOMENTOS DIFÍCEIS NÃO SÃO SÓ VOCÊS. E PARECE QUE TEM ROBOZINHOS AQUI DO SINDICADO SÓ PARA REBATER OS COMENTÁRIOS, OU ENTÃO OS PROFESSORES ESTÃO TÃO DESOCUPADOS QUE FICAM AQUI O DIA INTEIRO. DESCULPA, MAIS O POVO BRASILEIRO ESTÁ CANSADO DESSAS MAMATAS E PROFESSORES DE HOJE NÃO SÃO MAIS COMO OS DE ANTIGAMENTE (QUALIDADE).

    31 15 Responder

  • Ismael | 5 meses atrás

    Os professores estão de férias não de greve.eles sabe q o estado não tem dinheiro.e quer aumento.mesmo se aumenta o salario a qualidade não vai aumentar .os professores já estão trabalhando como sempre. Sem interesse igual ao alunos.

    30 34 Responder

  • Trojan | 5 meses atrás

    Joga uma carteira de trabalho aí que nao fica uma!

    30 12 Responder

  • Motoqueiro fantasma | 5 meses atrás

    Pelos comentário, um monte de analfabetos que não tiveram professor, Deus abençoe os filhos de vocês.

    30 9 Responder

  • Ricardo | 5 meses atrás

    Temos que apoiar os professor e todos os educadores ,um governo que nao importa com a educação e um pais sem futuro e um pais como nosso brasil dominado por políticos sem caracter e um povo sem esclaremento ,como muitos de nos.

    29 27 Responder

    Tomatinho - 5 meses atrás

    Quem educa é pai e mãe. Escola ensina ( ou deveria) matematica, quimica, fisica, etc.

    24 4

  • TOGA | 5 meses atrás

    Ferias (JANEIRO/JULHO/DEZEMBRO), ainda faz greve!!!!!difícil!!!!!

    29 26 Responder

    shanay - 5 meses atrás

    ISSO PQ NÃO É VOCÊ QUE ESTÁ PASSANDO O QUE ELES ESTÃO PASSANDO. VAMOS TER MAIS EMPATIA. JÁ QUE É TÃO SIMPLES POSTAR TEXTO CRITICANDO OUTRAS PESSOAS E PEDINDO PARA SE COLOCAR NO LUGAR DELAS SENDO QUE VOCÊ NÃO SABE COLOCAR NA PRATICA... PENSE ANTES DE FALAR!!!

    24 18

    Issu issu - 5 meses atrás

    Se fosse só as férias, tava bão demais. Mas tem os feriados, emendam todos os feriados, quando caem na quinta emendam com a sexta, quando cai na quarta arrumam um cambalacho e emendam, tem uma semana inteira à toa chamada de saco cheio. Êsse pôvo não trabalha, como deseja aumento de salário. E isso serve também para servidores municipais, nunca vi gente que emenda feriados, não trabalha, quando não tem feriados, inventam. Êta país atrasado.

    27 9

  • Questionamento | 5 meses atrás

    O que leva um Professor a ir trabalhar, normalmente, como se nada estivesse acontecendo? Enquanto o que está em jogo é seu emprego e sua carreira? Quer ser congelada por cerca de 6 anos? Terá um aumento em sua contribuição previdência de 11% para 14% até 22%? Ja pensou? Ainda sem receber o seu 13° salário. Sem previsão de pagamento! E ainda sem receber cerca de 17% de aumento, referente ao piso salarial profissional nacional? Sinceramente, com que moral vai falar para seus alunos: vocês são o futuro dessa nação!!! Mas qual futuro? Se você mesmo, que os falam, não se move, não sai de sua zona de conforto? Sinceramente... Me desculpa o desabafo, mas infelizmente, estamos lutando por você! E vocês colherão os frutos dos benefícios ou malefícios! Desculpe-me, sociedade, mas tiver que falar!

    29 4 Responder

  • MALANDRAGEM PURA | 5 meses atrás

    MALANDRAGEM PURA, O BRASILEIRO É FUDIDO MESMO... TEM FERIAS 3 MESES NO ANO... FINGEM QUE DÃO AULA... FAZEM DE SUPERIORES... TODO MUNDO É IGUAL CAMBADA CADA UM COM AS SUAS DIFICULDADES CAPINAR UM LOTE NINGUEM QUER... TRABALHAR POR AMOR É UMA COISA E POR DINHEIRO É OUTRA. TEM PROFISSÕES QUE SAO ASSIM OU SE TRABALHA POR AMOR OU TROCA. VAO TRABALHAR E PÁRA DE CAUSAR.

    28 32 Responder

    Professora por amor - 5 meses atrás

    Claro. Vou pagar minhas contas com amor. ???? e vou fazer curso de graduação e pós para capinar lote.

    19 8

  • Observador | 5 meses atrás

    Os pais estao desinformados, sobre a real situação. O governo inventou matrículas on-line, com um objetivo bem simples, atrasar tudo para os pais mais preocupados fizessem a matrícula nas escolas municipais, assim joga a responsabilidade e os gastos para as prefeituras quebradas, fechou-se turmas no meio do ano letivo lotando as salas 40, 45 por turma, a conta e bem simples, em divida os 50 min de aula pelo número de alunos se for atender individualmente dá pouco mais de um minuto, o que se explica em um minuto??? Já as reivindicações salariais não é aumento, observem o plano de recuperação fiscal congelar salários por 6 anos, para quem reclama da greve trabalhe por seis anos com o mesmo salário, sem décimo terceiro!!! a contribuição previdenciária pode dobrar. O governo quer levantar as finanças as custas dos servidores. E mais daqui a pouco a saúde também vai se movimentar a emenda também é pra eles!!!

    28 6 Responder

  • Motoqueiro fantasma | 5 meses atrás

    Pelos comentário, um monte de analfabetos que não tiveram professor, Deus abençoe os filhos de vocês.

    26 11 Responder

    patos piada - 5 meses atrás

    kkk olha quem está falando motoquinha fantasminha deve ser um professor comunista também kkkk

    14 20

  • Ao vivo e a cores | 5 meses atrás

    Vamos deixar as paixões políticas e a políticos de lado. No meu ponto de vista acho que a greve é valida, deve sim questionar os atrasos de pagamentos e a não observação de vencimentos não equiparados ao piso nacional. Apesar de que a profissão hj é difícil pois converso com alguns professores e os mesmos alegam que muitos alunos não querem nada, só vão a escola bater ponto e ou algo pior. Mas infelizmente os sindicatos são alienados a partidos políticos e hj colhemos os frutos de um estado inchado e quebrado. Não estou defendendo políticos e ou partidos, mas tenho que Pimentel foi um péssimo gestor, mas os que antecederam a ele tb, isso inclui Anastasia e Aécio. Mas mesmo que o governo estadual atenda as reinvidicações, a educação ainda será questionável, sendo que o governo tem reduzido td, por exemplo, não se tem mais laboratórios, mostras culturais, empresariais, literárias, trabalhos de campo como passeio em matas afim de educar ambientalmente e sobre sustentabilidade e dentre outros, e não posso deixar de mencionar a metodologia Marxista que muitas vezes fabricam militantes que tal somente lutam por alguma causa mas pouco ou nada produzem a sociedade. Basta olhar nossa classe política, que independente se é de esquerda, centro ou direita reclamam de salários baixos ( vide Jean Willis e a esposa de algum dos Bolsonaro entre outros ) leis que deixam impunes crimes de colarinho branco e ou quaisquer crimes cometidos por ricos. A matemática é clara, nosso resultado é negativo, a palavra moral passou a ser de pluralidade, basta ver o caso da Susy apresentada no fantástico. E sim, nossa educação infelizmente tem tendências só de piora. Devemos sim discutir os vencimentos da classe, mas tb devemos sim discutir toda a metodologia educacional de nosso país. O Brasil é conhecido mundo a fora como país da corrupção, da bandidagem, da impunidade, da hiper sexualização, apesar de se ter em maioria um povo trabalhador, honesto, infelizmente os maus elementos nos puxam para baixo.

    26 8 Responder

    Alguém - 5 meses atrás

    Gostei do seu comentário. Os professoeres não estão querendo nada além do que é seu por direito. Minha filha estuda em escola pública, nunca faltei a uma reunião e sempre que tem, não vai sequer metade dos pais, e isso não acontece só com a sala da minha filha, acontece em todas as salas. Agora me pergunto, cade esses pais que se dizem tão preocupados com o ensino de seus filhos que não vão a uma reunião? Conheço alguns pais que não demonstram o mínimo de interesse no que o filho faz ou deixa de fazer na escola. Li vários comentários dizendo que se o professor não está satisfeito com seu salário é só pedir pra sair e arrumar outro emprego. Para esses digo o seguinte, se não está satisfeito com o serviço público transfira seu filho para uma escola particular. Simples. Não digo todos, pois conheço pais que são bem atentos a vida escolar de seu filho, mas muitos estão achando ruim porque não tem pra onde despachar seus filhos.

    2 1

  • Joao | 5 meses atrás

    É essa lorota sempre. Desde 1991 quando comecei a quinta série. Tem professor que não pensa em aulas é só greve. Virou férias remuneradas. Uma pouca vergonha. Falta do que fazer. E não vem com essa conversa que é pq uma educção melhor. É só conversa mola. Se não tem dinheiro pra pagar decimo terceiro imagina pra pagar mais aumento.

    25 20 Responder

  • Juiz | 5 meses atrás

    A jornada de trabalho dos professores está melhor que as dos juízes. A única diferença é que os professores trabalham algumas horas por dia, alguns dias por ano, têm mais férias do que juízes, mas ganham bem menos que os juízes. Já os juízes ganham fortunas e não trabalham dia nenhum. :back: :back: :back: E os professores tem a semana do saco cheio de folga para curtirem a fenamilho e os juízes não têm. Em compensação, os juízes determinam a própria jornada de trabalho, isto é, trabalham o dia que querem - na maioria das vezes, não querem.

    24 20 Responder

  • Aluno grato | 5 meses atrás

    Sou extremamente grato aos meus professores. Vocês que criticam não sabem de nada. Professores vão pra escola cedo, alguns acordam de madrugada pra pegar ônibus, para chegar na escola e aturar alunos mal educados, sem um pingo de respeito com o educador, e que provavelmente são filhos destes que os criticam, pois não sabem nem apoiar a Educação, muito menos ensinar a seus filhos. Sem falar que, em sua maioria, levam trabalho pra casa, como provas e exercícios pra corrigir e planejar. Dedicam dinheiro e tempo pra fazer faculdade, pra serem desmerecidos pelo governo DO ESTADO, além de não ter ao menos a compreensão da sociedade. Se você não quer apoiar não apoie, já ajuda não criticando. Devem estar com raiva de não ter professores na escola porque jogam seus filhos lá pra esses HERÓIS criarem. Fui um aluno satisfeito e sou um POLICIAL MILITAR graças a esses que reivindicam condições melhores é uma Educação melhor.

    24 17 Responder

    Contador - 5 meses atrás

    O aluno grato concordo com tudo que vc escreveu, só quero acrescentar o seguinte: Investimento em educação não e só aumentar salário de professor, não podemos aceitar professor aposentar com 50 anos, pois se investe muito nele e quando está no auge da carreira ele aposenta? Outra se o professor não está satisfeito com o salário pede pra sair, mas greve não da. Educação de qualidade requer projeto de longo prazo.

    14 14

    Na Real - 5 meses atrás

    Para você se tornar um bom profissional, toda profissão tem um custo, porque o "Professor" seria diferente?! Eu tenho uma neta que esta fazendo as primeiras series do ensino fundamental, os exercícios dela são todos copiados de livros e de matérias baixadas da "Internet"! Eles estão tendo um trabalhão danado para fazer isto né?! Larga de ser mocorongo e coloque eles no seu devido lugar! Nenhum profissional acha que realmente ganha o seu devido valor, sempre ele se julga que oque esta recebendo é inferior ao que merece... esta satisfeito com o seu salário de Policial Militar?! Você acha que o seu salário esta acima daquilo que você merecia?! O seu saco da ganância, já esta cheio, já vai amarrar a boca para não receber mais nada?! Larga de ser demagogo, se o que estão ganhando esta pouco, que mude de profissão, depois da tempestade sempre vem a bonança!

    16 12

  • Orgulho | 5 meses atrás

    Continuem firmes! Vocês são um exemplo de luta, garra, determinação. Àqueles que continuam trabalhando, saibam que vocês envergonham a classe porque estão fazendo exatamente o que o governo quer. Quem luta, educa!!!!!

    24 5 Responder

  • Realidade | 5 meses atrás

    É só ver o nível intelectual do superintendente para saber que a educação mineira está na UTI.

    23 25 Responder

  • Df | 5 meses atrás

    Não entendo ! Esse povo sabe qual o salário é condições do professor! Pq Fazem concurso? Vivem de fazer greves! Trabalhem ou senão mudem de emprego!!

    23 24 Responder

  • Cumedo de queijo | 5 meses atrás

    TÁ RUIM MÁS QUANDO TEM CONCURSO PÚBLICO OS PARENTES DESSES PROFESSORES ESTÃO TODOS LÁ QUERENDO UMA BOQUINHA. O TAL DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO NO BRASIL É DIFÍCIL.

    22 26 Responder

  • eu | 5 meses atrás

    Simples.... Só pegar essa meia duzia de pessoas que só reclama e colocar eles para trabalhar no mercado tradicional (ganhando salário minimo, 1 férias por ano quando tem e patrão em cima o dia todo) que ai vão dar valor. Quando tomaram a decisão de fazer uma faculdade para ser professores sabiam que iriam passar por isso. Agora fica prejudicando os alunos que querem estudar. Coloca quem quer trabalhar no lugar deles....

    22 24 Responder

  • justino | 5 meses atrás

    PORQUE NAO DIVIDIU O AUMENTO DA SEGURANÇA COM A EDUCAÇAO........

    22 24 Responder

  • Brocolis | 5 meses atrás

    No youtube tem cada professor que um show de aula e GRATUITA, bastando o aluno ter acesso a internet. Ja passou da hora de legalizar o Homerschooling e acabar com a farra de grevistas. Alias quem EDUCA é pai e mãe,a FAMILIA é o alicerce moral/etico do individuo, Escola ENSINA e te confere um diploma que dependendo da sua profissão, nem é necessario. A tecnologia rompeu o monopolio do Estado.

    21 41 Responder

    Observador - 5 meses atrás

    A receita e simples, pra essa galera que não possui conhecimento nenhum de causa e fica dando opinião errada, observe países que dao certo, o Japão foi arrasado por uma guerra, população doente por causa de radiação, me responda vocês, como o Japão e muitos outros países como ele conseguiram ser grandes economias? Os países que deram certo e sao considerados de primeiro mundo onde eles investem??? Seria muito bom se os comentários tivessem algum embasamento e nao só achismo!!!

    11 5

    Laura - 5 meses atrás

    "quem educa é pai e mae" antes de sair falando isso deveria pensar também que tem muitas pessoas educadas que são alunos também, não estamos indo pra escola pra ser educado não anjo, estamos indo pra ter estudos, se formar, ir pra faculdade.

    4 2

carregar mais comentários