Os produtores rurais aproveitaram o período de estiagem para arar a terra.

Boa parte dos 30 mil hectares disponíveis para a agricultura no município de Patos de Minas já está pronta para receber as sementes. Os produtores rurais aproveitaram o período de estiagem para arar a terra e agora aguardam as primeiras chuvas para fazer o plantio. Por a semente na terra na hora certa é um dos segredos da boa produção.

Patos de Minas tem 3.132 propriedades rurais com culturas bastante diversificadas, com destaque para a criação de bovinos com um rebanho de 228.900 animais, suínos com 23 mil matrizes e 212.845 animais, galináceas com 320 mil aves e a produção agrícola, com destaque para as lavouras de grãos. Os dados são do último levantamento realizado Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em 2015.

Além de lavouras permanentes, como o café, o município de Patos de Minas tem cerca de 120 hectares destinados para o plantio de frutas como banana, abacaxi, laranja, mexerica, maracujá e limão, 150 hectares são destinados para o cultivo da batata, 800 hectares para a cana-de-açúcar, 750 hectares de tomate, 1.170 hectares de mandioca, 8.100 hectares de milho e 9.900 hectares de soja.

A área plantada não deve sofrer grandes alterações, mas a expectativa é de aumento na produtividade. Para isso, os produtores esperam pela chuva. A região de Patos de Minas está há cerca de 120 dias sem ver uma gota de água. E segundo a meteorologia, a espera vai levar um pouco mais.

A previsão de chuva para a região de Patos de Minas é somente no mês de outubro. Mesmo assim, o volume não é suficiente para reabastecer as nascentes. Segundo o extencionista da Emater, Sérgio Glicério, a escassez de água tem sido motivo de grande preocupação dos produtores na região. “Muitas nascentes estão morrendo”, afirma Sérgio. Segundo ele, os produtores vão ter que exercitar a paciência e fazer o plantio na hora certa, para não perder a lavoura.