Procuradores da Fazenda explicam os detalhes que motivaram Operação em Patos de Minas

Na manhã desta terça-feira (21), Receita Federal, Procuradoria da Fazenda Nacional e Policial Federal deflagram em Patos de Minas a Operação "A incomparável do Abaeté". Eles cumpriram 5 mandados de busca e apreensão em alvos  localizados no edifício Imperial Center, em duas casas na avenida Getúlio Vargas, em um escritório localizado na rua Major Gote e em escritório de contabilidade localizado na rua Silva Guerra que presta serviços para o grupo. Em entrevista ao Patos Hoje, o delegado da Polícia Federal responsável pelo caso e Procuradores da Fazenda Nacional deram detalhes da operação.

A Operação ganhou o nome de “A Incomparável do Abaeté” em referência à maior pedra de diamante encontrada na região do Rio Abaeté. Segundo a Procuradoria da Fazenda Nacional, o grupo econômico familiar, que atua no ramo de importação e exportação de diamantes e pedras preciosas em Patos de Minas, possui dívida de cerca de R$ 60 milhões com a União e estaria usando terceiros e empresas de fachada para ocultar bens e não pagar o que deve ao fisco.

Os procuradores explicaram que a operação foi desencadeada para apreender bens e valores e reunir elementos de prova sobre evasão de divisas e lavagem de dinheiro, bem como identificar patrimônio dos envolvidos, em especial, em nome de terceiros, no país e no exterior, para garantir o pagamento da dívida com a União, além de identificar a continuidade da prática de sonegação fiscal. O procurador de combate a fraude fiscal estruturada no Estado de Minas Gerais, Luiz Felipe Correia Moreira, explicou que operação será estendida a outros países como Estados Unidos e Bélgica onde o grupo tem negócios.

“É uma nova perspectiva da Fazenda Nacional, de focar o trabalho de recuperação em devedores que tem possibilidade. Esse trabalho é de um débito constituído em 1999-2000, que já vinha se arrastando há anos e que com o trabalho de investigação da Procuradoria da Fazenda Nacional com os diversos órgãos da administração pública federal se demostrou com possibilidade de recuperação. É uma nova perspectiva da Fazenda Nacional na busca da recuperação de valores para a União Federal para a utilização nas políticas públicas sociais.

Segundo o delegado da Polícia Federal, Tiago Severo de Rezende, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão foram recolhidos documentos, equipamentos eletrônicos, diversas pedras de diamante e a mala de dinheiro que foi jogada na casa ao lado. Nela, os agentes encontraram R$ 750 mil em dinheiro e cerca de 4.000 euros. As pequenas pedras de diamantes estavam dividas em pequenas embalagens e ainda não foram contadas.

Um vídeo mostra o momento em que os policiais federais tentam resgatar a mala de dinheiro. O Patos Hoje registrou o momento em que os agentes vão até a casa ao lado buscar esta mala. Também foi apreendida uma espingarda sem registro e por isso o empresário foi conduzido. O delegado explicou que este crime cabe fiança. O chefe da Procuradoria da Fazenda em Minas Gerais, Ranulfo Alexandre, disse que o dinheiro apreendido é a prova de que o grupo estaria de fato ocultando patrimônio.