Rafael Godinho - Coordenador do Procon de Patos de Minas.

Proprietários de linhas telefônicas em Patos de Minas já começaram a receber ligações de empresas oferecendo anúncios em suposta lista telefônica virtual. O Procon Municipal alerta os consumidores para que fiquem atento e para não assinar qualquer contrato antes de verificar a veracidade do serviço oferecido.

Segundo o coordenador do Procon Municipal, Rafael Godinho, as supostas empresas ligam para os clientes informando que a lista telefônica física não vai mais existir e oferecem anúncios em uma lista telefônica virtual. No início da conversa, o serviço não terá custo para o anunciante, mas o contrato traz valores a serem pagos.

Quando o cliente questiona sobre os valores estabelecidos no contrato, a pessoa do outro lado da linha afirma que esses valores serão diluídos no valor da conta telefônica. Mas pouco depois de assinar o contrato, o cliente passa a ser cobrado, inclusive com ameaças de que terá o nome negativado se não pagar a fatura.

Rafael Godinho afirma que esse tipo de golpe tem acontecido em Patos de Minas e em outras cidades da região. Ele explica que a lista telefônica física, pelo menos por enquanto, não vai acabar e alerta os proprietários de linhas telefônicas a não assinarem qualquer contrato antes de ter total conhecimento sobre o que está estabelecido no documento.

O Coordenador do Procon disse que o órgão está de portas abertas para receber os consumidores e tirar dúvidas da população. O telefone do Procon de Patos de Minas é o (34) 3822 9774.