A Primeira Igreja Presbiteriana fica na avenida Getúlio Vargas, 582 – bem no centro de Patos de Minas.

A Primeira Igreja Presbiteriana terá uma programação especial esta semana para comemorar os 130 anos da presença presbiteriana em Patos de Minas e os 72 anos de organização eclesiástica. A primeira celebração acontece já nesta terça-feira (05), às 19h30, no Centro de Convenções do Unipam e terá a presença do Reverendo Hernandes Dias Lopes.

No dia 10 de novembro, a Primeira Igreja Presbiteriana irá realizar três cultos, um às 9h, outro às 18h, e o último às 19h30. As celebrações terão a participação do revendo Roberto Brasileiro e do cantor Josimar Bianch. A entrada é aberta ao público. A Primeira Igreja Presbiteriana fica na avenida Getúlio Vargas, 582 – bem no centro de Patos de Minas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3821 2332.

História da Primeira Igreja Presbiteriana em Patos de Minas

O início desta história está associado com a chegada do casal Thomas Smith e Elisa Smith, em companhia do casal Jorge e Maria Cramer, que vieram do Rio Janeiro para Patos de Minas com a finalidade de trabalhar na fabricação de objetos de porcelana em 1889. Nesse mesmo ano, chegou mais um casal, Sair-Clair Justiniano Ribeiro e Francisca Beatriz Ribeiro, também do Rio de Janeiro. Eles se reuniam aos domingos na casa dos Smith para culto e pregação da Palavra de Deus.

Em 1893, acolhidos pelo Rev. Carlos Morton, a Igreja recebeu por profissão de fé e batismo seus primeiros convertidos: João Camilo da Cruz, Francisco Tolentino, Francisco Amâncio, Manoel Amâncio e sua esposa Maria Amâncio. Em 1900 professaram sua fé, João de Barros e sua esposa Rita Maria da Paixão Barros. Com a morte de João Camilo, em 1905, o Sr. João de Barros tomou a frente do trabalho, fazendo os cultos em sua residência situada à Rua General Osório. No ano de 1915 o trabalho evangélico tornou-se ainda mais conhecido na cidade devido a conversão de Antônio Dias Maciel, que ouviu a Palavra e a acolheu, quando estudava no internato do Instituto Gammon, em Lavras.

A Congregação de Patos de Minas estava crescendo e o trabalho adquirindo força. No dia 24 de outubro de 1929 deixou de funcionar em residência particular transferindo-se para casa própria, localizada à Rua Olegário Maciel.

O novo local foi reverentemente chamado de “Casa de Oração”. Em 1938 chegou a Patos de Minas o primeiro pastor residente, o Rev. Estevão Sloop, que permaneceria na direção até 1943. Quando o Rev. Sloop chegou, a construção do novo templo na Avenida Getúlio Vargas, 582, estava iniciada, entre a residência de João Pacheco Filho e do Prefeito Clarimundo. A construção teve a contribuição dos fiéis da Igreja e daqueles que simpatizavam com a fé professada pelos presbiterianos. Na Ata do Conselho encontramos registro sobre: “a imensa contribuição pessoal do Sr. Clarimundo José da Fonseca Sobrinho, prefeito e Ataualpa Dias Maciel, secretário do município”.

No dia 13 de Novembro de 1947 foi realizada a cerimônia de organização da Igreja. O Rev. David Willianson, fazia perguntas constitucionais à Congregação e esta respondia ficando em pé. No mesmo dia, foi realizada a votação para diáconos e presbíteros. Foram eleitos os seguintes presbíteros: João Pacheco Filho, Américo Moreira Coelho e Oscar Gomes de Deus. Posteriormente, verificou-se a eleição dos diáconos: João Evangelista Gonçalves, Antônio Pacheco e Alírio Moreira Coelho.

As páginas desta história continuam sendo escritas. Hoje, a Igreja tem procurado cumprir a sua missão de adorar a Deus, proclamar a Palavra, integrar pessoas, servir com excelência e influenciar o mundo. Reconhecemos que nosso compromisso só será alcançado se o Senhor da Igreja usar de misericórdia e graça para conosco. Somos gratos a Deus pelas vidas que Ele usou ao longo dos anos. Aprendemos com o zelo, dedicação, fidelidade à Palavra, ousadia na pregação e simpatia desfrutada pelos nossos antecessores. Sentimo-nos desafiados a prosseguir com fé, dedicação e humildade honrando a Deus mediante nossos atos.