As aves estavam sendo transportadas em uma Van e foram interceptados no km 408 da BR-365.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 24 pássaros silvestres que estavam sendo transportados de forma ilegal na tarde de sábado (15), em Patos de Minas, MG, Região do Alto Paranaíba em Minas Gerais. As aves estavam sendo transportadas em uma Van e foram interceptados no km 408 da BR-365.

De acordo com informações da PRF, foram encontrados vinte quatro canários da terra em duas gaiolas que estavam escondidas atrás das malas, no intuito de enganar a fiscalização. Um passageiro de 61 anos informou ser o proprietário das aves e que apanhou esses canários em Fronteira/MG e que os levava para Conceição/PB para soltar em sua propriedade rural. A van seguia o mesmo trajeto.

As aves e o passageiro foram encaminhadas para a unidade de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), onde há estrutura para cuidado das aves e avaliação de possibilidade de devolvê-las ao habitat. O motorista da van assinou termo se comprometendo a comparecer em juízo, sempre que requisitado e foi liberado para terminar a viagem com os demais passageiros.

Os policiais ressaltaram que a lei 9.605/1998 prevê sanções penais e administrativas para condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, sendo que em seu art. 29, prescreve: “Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”. A pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.