O trabalho de limpeza movimentou o cemitério na véspera do Feriado de Finados.

A movimentação é grande no Cemitério Municipal de Santa Cruz. Muita gente antecipou a visita ao ente querido, mas a maioria está no local para preparar o túmulo da família para o Dia de Finados. E tem também aqueles que aproveitam a data para ganhar um dinheiro extra. São os faxineiros de túmulos que trabalham muito nesta época do ano.

A dona Maria das Graças repetiu o ritual de todos os anos. Ela levantou cedo e foi até o Cemitério Municipal de Santa Cruz lavar o túmulo da família. Maria das Graças disse que aproveita o momento para relembrar das coisas boas que viveu com os parentes quando eles estavam em vida. Ela volta no Dia de Finados.

Para quem não tem tempo ou disposição para fazer a limpeza do túmulo existem os serviços de faxina. O Luiz diz que lava, pinta, encera, faz o serviço de capina e deixa tudo prontinho para a hora da visita. Assim como ele, existem várias pessoas de plantão no Cemitério para fazer esse tipo de serviço. O Luiz pode ser contratado pelo telefone 99241 3230.

O Cemitério Municipal de Santa Cruz é um dos mais antigos da região. Ele foi inaugurado em 1911 e já recebeu mais 38.500 mortos, apesar de possuir apenas 8 mil sepulturas e terrenos.  Para esse Dia de Finados, a direção espera que um público entre 8.000 a 10000 pessoas passem pelo local.

O direção do Cemitério destacou o trabalho de limpeza que foi feito no local e fez um pedido para que as pessoas não joguem lixo entre os túmulos. O Cemitério abre a partir das 7h da manhã. A Igreja Católica fará a celebração de três missas dedicadas aos mortos, uma às 7h outra às 10h e a última às 17h.