Cerca de 70 mil m² de asfalto já foi realizado.

Os moradores vêm notando o trabalho que a Prefeitura Municipal de Patos de Minas está fazendo para rejuvenescer a pavimentação asfáltica do município. O trabalho com duas frentes deve acontecer até o início das chuvas. O valor investido será de R$600 mil por mês, valor que dá para fazer cerca de 38 mil m² de pavimentação.

De acordo com o Secretário de Obras Públicas, Mauro de Lima Cunha, a empresa contratada no a ano passado para realizar 100 mil m² de pavimentação asfáltica havia realizado apenas 6mil m². Neste ano, ela já executou cerca de 56 mil m². Com a usina adquirida pela Prefeitura recentemente, Mauro Lima informou que cerca de 70 mil m² de asfalto já foi realizado, o que segundo ele, resulta em 9 km de ruas asfaltadas.

Mauro Lima informou que, como é funcionada por servidores municipais, a usina da Prefeitura só deve parar de trabalhar nas águas e explicou que este novo método aplicado na pavimentação das vias patenses é apenas um rejuvenescimento e que provavelmente em 2 ou 3 anos podem surgir novos buracos. “Este trabalho é conhecido como CAP e já é usado nas capitais. Ele é feito à base de água e a camada de asfalto possui uma espessura de cerca de 1,5 a 1,7cm”, informou.

Segundo o secretário, este trabalho chamado de microrrevestimento deve girar em torno de R$600 mil por mês e o dinheiro vai sair do fluxo de caixa da Prefeitura. Mauro Lima explicou que estão escolhendo as vias mais esburacadas e com maior importância para a cidade.  “A necessidade é tão grande que não estamos tendo muito como escolher”, disse.

Mas ele explicou que há vias onde apenas um novo recapeamento com uma camada de cerca de 3cm de asfalto pode reparar os estragos. O secretário explicou que, para estes locais mais prejudicados, o Prefeito Municipal José Eustáquio está tentando aprovar um crédito para conseguir fazer a execução.