Prefeitura publica novo decreto para se adequar à Onda Branca do Minas Consciente

As macrorregiões de saúde Noroeste e Sudeste avançaram para a onda branca, juntando-se às regiões Centro-Sul e Leste do Sul.

publicado em 17/07/2020, por Farley Rocha


Prefeitura Municipal de Patos de Minas 

O Comitê Extraordinário Covid-19 divulgou nessa quinta-feira (16) a nova classificação de diversas regiões do estado de acordo com o Plano Minas Consciente. Após análise dos impactos de uma possível reabertura de novos setores, a macrorregião de saúde Noroeste, da qual Patos de Minas faz parte, avançou da onda verde para a branca, o que significa mais atividades autorizadas a funcionar.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

A mudança na classificação das macrorregiões é analisada semanalmente pelo comitê estadual com base em dados apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). São avaliados indicadores como taxas de controle da doença e índice de ocupação de leitos para liberação progressiva das atividades econômicas. Até dia 15 de julho, 199 prefeituras tinham aderido ao Minas Consciente, impactando mais de 4,1 milhões de pessoas (acesse o link adesão e saiba quais municípios fazem parte do plano). Confira o novo Decreto!

Onda branca

Em termos práticos, devido ao avanço da onda verde para a branca, há ampliação das atividades que podem oferecer atendimento presencial. Além dos serviços considerados essenciais, elencados pelo Minas Consciente, na nova classificação também estão autorizados viveiros e floriculturas, comércio varejista de brinquedos, artigos esportivos, móveis e colchões, autoescolas, escritórios de advocacia e de contabilidade, por exemplo (clique aqui e confira a tabela de ondas).

Outras atividades ainda devem seguir fechadas

Ainda há estabelecimentos que seguem impedidos de funcionar, como: papelarias; cabeleireiros, atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza; varejo de vestuário, acessórios e calçados; varejo de eletrodomésticos; varejo de instrumentos musicais e acessórios; agências de viagem; academias; instituições de ensino. Veja o Plano Minas Consciente!

As medidas preventivas devem continuar

Vale ressaltar que, embora o avanço seja positivo, é preciso permanecer  atento às medidas de prevenção contra o coronavírus, para que os números possam ser reduzidos, e nova progressão de onda seja possível. Portanto usar a máscara, manter a higienização das mãos com água e sabão e com álcool em gel, bem como evitar aglomerações continuam sendo atitudes fundamentais e necessárias para controle da disseminação da Covid-19.

Patos de Minas – Desde o início das medidas de combate à propagação do novo coronavírus, a Prefeitura de Patos de Minas tem realizado várias ações preventivas, além de estruturar, anexo à UPA, o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19. Também foi criada força-tarefa para fiscalização e montado Hospital de Campanha para atendimento exclusivo de pacientes contaminados pelo coronavírus.

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Patos de Minas 

Autor: Farley Rocha Postado em 17/07/2020
Compartilhe:

60 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • ??????????? Esse abre e fecha | 3 semanas, 2 dias atrás

    Abre tudo ou fecha tudo, loja de brinquedos não tem nada de essencial, o vírus leva de 3 a 7 dias para manifestar, e ainda tem pessoas assintomáticas que pode ter o vírus não sentir nada e transmitir pra todos q estiver por perto sem prevenção. Os óbitos que está em investigação ou confirmados por esses dias já estavam internados a mais de 20 dias quando o centro parecia festa de gente q não tinha nada pra fazer. Não concordo em abrir uns e fechar outros, isso não adianta nada, o vírus tá aí e ainda não estamos imune, é só pra lembrar não é só o vírus que mata, ansiedade, angústia, tristeza sentimentos que leva a depressão e que por consequência tirar a própria vida! Não tá fácil pra ninguém e já vi que união aqui nessa cidade não tem. Vamos cuidar de quem amamos e cuidar da nossa salubridade.

    3 0 Responder

  • Felisberto | 3 semanas, 3 dias atrás

    Só acho engraçado, a maioria dos comerciantes fechando as 14:00 e Supermercado Arvelos , Açougue do Quiabo, Açougue Patos tudo a aberto, cadê a fiscalização ????

    4 3 Responder

    Dudu - 3 semanas, 2 dias atrás

    Essa tal,não estão com nada . só de carro novo desfilando

    3 0

  • wander | 3 semanas, 3 dias atrás

    O MAIOR INDICE DE CONTAMINAÇÃO ESTÁ SENDO NOS SUPERMERCADOS, BANCOS E LOTÉRIAS. E COM ISSO OS COMERCIANTES ESTÃO SENDO PREJUDICADOS.

    9 1 Responder

  • Um pedido | 3 semanas, 3 dias atrás

    Fico imensamente feliz pelos comerciantes agraciados pela chamada onda branca! Que não aconteca nada pior para que voltem a fechar suas portas. E que em breve cheguemos a onda amarela onde meu comercio se encaixa. Aos abastados que Deus conserve e aos que lutam pelo pão de cada dia Deus permita o direito ao trabalho! Amém!

    19 0 Responder

  • Sem noção | 3 semanas, 3 dias atrás

    Amanhã tem a feira aqui no vila Garcia numa boa domingao

    4 5 Responder

  • | 3 semanas, 3 dias atrás

    Esse Zé Zema não quer recardar, sim pegar dinheiro do governo federal, e fuder com funcionários público.

    7 14 Responder

  • Zé porvim | 3 semanas, 3 dias atrás

    Isso é uma vergonha, estão fazendo injustiça com certos grupos do comércio e previlegio para outro, faça uma análise, liberou lojas de brinquedo, auto escola, mais proibido salão de cortar cabelo, que isso senhor prefeito, deixa de onda, tem menos aglomeração num salão de cortar cabelo que numa loja de brinquedo, se na auto escola, fica dois dentro do carro, um no lado do outro , no salão também pode ficar o cliente de máscara e o profissional de cortar cabelo de máscaras, não vai trabalhar cortar o cabelo não, já liberou quase tudo, tem igrejas funcionando isso sim vai espalhar o vírus.

    14 4 Responder

    Luciene - 3 semanas, 2 dias atrás

    Engraçado é: tem supermercado de bairro que está pior que danceteria....NÃO PROÍBEM A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS.....tem dia que a porta do supermercado tá tão cheia de pessoas consumindo bebidas que não dá nem pra entrar.E a situação cada dia pior. Da pra entender...

    4 0

  • Cabeleireira | 3 semanas, 4 dias atrás

    Vamos nos unir pra deixar nos trabalhar meio período pelo menos pagamos aluguel e nossos impostos certinhos deixa nos abrir e fiscaliza se tem aglomeração pq atendemos com horário marcado

    10 1 Responder

  • Ah | 3 semanas, 4 dias atrás

    Os horários continuam os mesmos? Supermercados sare 20:00?

    5 2 Responder

  • Barbeiro tbm | 3 semanas, 4 dias atrás

    Barbearia tinha q abrir, os homens vão ficar com o cabelo grande? Ficar indo de casa em casa , como vi nos comentários p cortar cabelo, perde tempo, gasolina. E nosso estabelecimento fechado, pagando aluguel. É algo de higiene pessoal , como as pessoas vão trabalhar com o cabelo grande? Às barbearias tinham q ser revistas e abrir , preciso trabalhar...

    20 0 Responder

    Zé porvim - 3 semanas, 3 dias atrás

    Concordo plenamente com vc, estão abrindo até igreja, porquê o maluco autorizou as igrejas abrir, vai aumentar os casos, e esses comerciantes nunca vão poder abrir, essa doença senhor prefeito, se não tiver vacina, tem jeito de correr dela não, isso faz parte da da biodiversidade do vírus, quem liberou isso foi o própria natureza, porque o homem não tem respeito com a natureza, os animais sai do seu hábitat natural e mistura com o homem, porque o homem destrói tudo que vê

    10 0

carregar mais comentários