O serviço de manutenção das estradas rurais passará a atender a um novo sistema de atendimento.

A partir de hoje, o serviço de manutenção das estradas rurais de Patos de Minas passará a atender a um novo sistema. O setor já vinha sofrendo alterações, primeiro com a nomeação de Kalil Resende para comandar o órgão e depois com a mudança de diretoria de estradas da Secretaria de Agricultura para a Secretaria de Obras.

Foi o próprio prefeito José Eustáquio que incluiu a Diretoria de Estradas na Secretaria de Agricultura no início de sua gestão. Dois anos depois, a Administração Municipal percebeu que a mudança não surtiu o efeito desejado. No campo, a reclamação é geral. Produtores rurais encontraram sérias dificuldades para escoar a produção e, em época de chuvas, muitos não conseguem sair de casa. O Patos Hoje noticiou a ação de moradores da trabalharam por conta própria para não ficarem ilhados. Na região de Alagoas, moradores ameaçaram fechar a estrada em protesto.

Com as mudanças, a expectativa é de que a situação melhore. Segundo o novo diretor de estradas, Kalil Resende, o retorno da diretoria de estradas para a Secretaria de Obras facilita o trabalho, uma vez que a pasta já conta com profissionais mais capacitados. “Eu preciso de um suporte técnico de cálculo, por exemplo, que depende de um engenheiro, eu vou ter na Secretaria de Obras e na Secretaria de Agricultura não tinha”, explicou.

Além disso, Kalil disse que estabeleceu um novo cronograma de serviço. Ele montou três equipes, cada uma delas com pelo menos uma máquina nova, e dividiu o município em regiões. Cada equipe ficará responsável por uma determinada região. Segundo o Diretor de Estradas, com a setorização, será mais fácil atender e resolver os problemas das estradas rurais do Município. “Para cada setor serão destinados maquinários como motoniveladora, caminhão e pá carregadeira”, disse.