Imagem ilustrativa.

Com mais de 13 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, não deveria sobrar espaço para crianças e adolescentes trabalharem, mas a realidade não bem assim. Ainda tem sido comum encontrar crianças e adolescentes sendo usadas para o trabalho. Por isso, a Prefeitura de Patos de Minas vai promover uma série de palestras para conscientizar as famílias sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil.

O dia 12 de junho foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Os objetivos das ações que são desenvolvidas nessa data concentram-se na conscientização e sensibilização da sociedade sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil e na necessidade de garantir a inserção dos adolescentes no trabalho protegido, considerando a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Segundo a legislação brasileira é proibido todo trabalho aos menores de 13 anos; dos 14 aos 16 anos, é permitido como jovem aprendiz; a partir dos 16 anos é admitido o trabalho, exceto em condições perigosas, insalubres e noturnas, e nas piores formas listadas na Lista TIP (Decreto 6.481 de 12 de de junho de 2008). Dentro desse contexto, a Prefeitura Municipal de Patos de Minas tem promovido ações durante o mês de junho para a prevenção e enfrentamento do trabalho infantil.

Além disso, a palestra "Um diálogo sobre o trabalho infantil: mitos e verdades" será realizada com as famílias atendidas pelos CRAS e CREAS de Patos de Minas ao longo dos próximos dias. As palestras vão acontecer nos seguintes dias e horários:

25/06 - 08:00h - CRAS IV (Rua Aprígio José da Silva, 28, Jardim Panorâmico)

26/06 - 08:30h - CRAS III (Rua Acarapés, n°471, Alvorada)

26/06 - 14:00h - CRAS I (Rua São Cristóvão, 88, Nossa Senhora Aparecida)

02/07 - 08:30h - CRAS III (Av. Ronaldo Fernandes de Sousa, 815, Quebec)

02/07 - 18:00h - CRAS II (Av. das Paineiras, s/n, Alto Colina)

As pessoas interessadas em participar das palestras e debates sobre mitos e verdades do trabalho infantil podem obter mais informações pelo telefone (34) 3822-9804.