A unidade instalada na Praça Desembargador Frederico ficará aberta somente até o dia 30 de junho.

Em ofício encaminhado à imprensa, a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou nessa quarta-feira (28), o fechamento da Farmácia Popular existente na cidade. A unidade instalada na Praça Desembargador Frederico ficará aberta somente até o dia 30 de junho.

Segundo o ofício, o encerramento das atividades é de decisão única e exclusiva do Ministério da Saúde. O órgão confirma que irá fechar todas as 400 unidades da Farmácia Popular existentes no país até o final de julho. A nota da Prefeitura recomenda que os pacientes recorram ao Programa “Aqui tem Farmácia Popular” que funciona em parceria com farmácias particulares.

A portaria do Ministério da Saúde que determinou o fechamento da Farmácia Popular esclarece, no entanto, que os municípios devem disponibilizar os medicamentos para a população. Para que isso aconteça, o Governo Federal anunciou que vai aumentar o valor do repasse de R$ 5,10 por habitante mês para R$ 5,58 por habitante mês para a compra de medicamento.

A decisão do Governo Federal de repassar para Estados e Municípios a responsabilidade pela distribuição dos medicamentos é por que os fármacos antes disponíveis na Farmácia Popular são destinados à doenças mais prevalentes e prioritárias da Atenção Básica de Saúde e são adquiridos com contrapartida financeira estadual e municipal.

A notícia do fechamento da  unidade de Patos de Minas gerou descontentamento nesta manhã. Pacientes atendidos no local afirmam que a Farmácia Popular dispõe de uma lista maior de medicamentos. A informação é de que são 125 tipos de remédios, enquanto a rede “Aqui tem Farmácia Popular” indicada pelo ofício da Prefeitura dispõe de apenas 25 tipos de medicamentos comercializados com preços subsidiados.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura e aguarda uma explicação sobre o caso. Este ano, os pacientes carentes de Patos de Minas já tinham perdido a unidade da Farmacinha Municipal que funcionava no Centro Clínico e que foi fechada pela Administração Municipal. Leia mais!

Autor: Maurício Rocha