Presidente do Comitê Municipal de enfrentamento à Covid-19, Célio Adriano e o Secretário municipal de saúde Carlos Resende  em reunião por videoconferência.

A decisão do Comitê Estadual da Covid-19 de regredir a região Noroeste de Saúde, da qual Patos de Minas faz parte, da Onda Branca para a Onda Verde, não foi bem recebida na cidade. Autoridades do município decidiram manter as atividades funcionando enquanto tentam convencer o Governo do Estado de que a regressão foi equivocada e que a região já tem condições de fazer novas concessões para o setor econômico.

Na manhã desta sexta-feira (31), o secretário municipal de saúde Carlos Resende e o presidente do Comitê Municipal de enfrentamento à Covid-19, Célio Adriano, participaram de uma reunião por videoconferência com representantes do Comitê Estadual e de outros municípios da região. Célio Adriano explicou que não há uma explicação lógica para a decisão do Estado de regredir a região para a Onda Verde, enquanto as duas regionais de saúde do Triângulo, a de Uberlândia e a de Uberaba, permanecem na Onda Branca.

Durante a videoconferência, o representante do Comitê Estadual explicou que a região Noroeste de Saúde apresentou Fator de Transmissão da Covid-19, o chamado RT, de 1.14. Este número está acima da média do Estado, que ficou entre 0,98 a 1.05. Para o secretário municipal de saúde, Carlos Resende, é preciso levar em conta também que a estrutura de saúde em toda a região foi ampliada e as ocupações de leitos, tanto clínicos como de UTIs, permanecem estáveis.

O prefeito José Eustáquio informou que vai tentar convencer o Estado a manter a economia aberta como está, pelo menos até a entrada em vigor do novo Plano Minas Consciente, que acontece em 06 de agosto. O novo Plano provocou uma inversão nas cores e reduziu de quatro para três o número de ondas. Se entrasse em vigor hoje, a região de Patos de Minas estaria na “Onda Vermelha” que permite funcionamento apenas dos serviços essenciais.

Ondas do novo Plano Minas Consciente

As novas ondas do plano serão divididas da seguinte forma:

Onda 1 - Vermelha – Serviços essenciais

Exemplos: supermercados, padarias, farmácias, bancos, depósitos de material de construção, fábricas e indústrias, lojas de artigos de perfumaria e cosméticos, hotéis

Onda 2 – Amarela – Serviços não essenciais

Exemplos: lojas de artigos esportivos, eletrônicos, floriculturas, autoescolas, livrarias, papelarias, salões de beleza

Onda 3 – Verde – Serviços não essenciais com alto risco de contágio

Exemplos: academias, teatros, cinemas, clubes

Atividade especial

Escolas (seguirão regras específicas)

Protocolo

Além da mudança na divisão das ondas, o novo plano trará um protocolo único de higiene e distanciamento, a ser cumprido por todas as empresas. As definições específicas, como regras a serem seguidas em refeitórios ou alojamentos, serão destrinchadas em parágrafos.