O Projeto de Castração de Animais foi lançado na manhã desta quinta-feira (17).

Uma parceria entre a Prefeitura de Patos de Minas, a Associação de Proteção Animal e Ambiental – Aspaa e o Unipam vai permitir a castração de centenas de cães na cidade. O Projeto de Castração de Animais foi lançado na manhã desta quinta-feira (17) na sede do Canil-Gatil com a assinatura do convênio entre as três instituições.

Levantamento realizado em Patos de Minas em mais de 53 mil imóveis mostra a existência de 28 mil animais somente no perímetro urbano. O estudo revelou ainda que pelo menos 8 mil animais vivem pelas ruas em situação de abandono. São esses animais que mais causam transtornos e preocupação para o município.

O principal objetivo do Projeto de Castração é reduzir a população de cães abandonados. Segundo Geise Marques - diretora de vigilância em saúde – a Prefeitura de Patos de Minas vai entrar com os recursos, o Unipam vai oferecer mão de obra para a realização das castrações com alunos e professores de medicina veterinária. A Aspaa ficará responsável por selecionar os animais e coordenar o serviço.

O Projeto prevê a castração de oito animais por dia, sendo cinco fêmeas e três machos, chegando a 160 castrações por mês. Os cães abandonados serão atendidos primeiro e na sequência os animais que pertencem a famílias carentes. O município de Patos de Minas foi dividido em áreas. A região do Alto da Colina será atendida primeiro.