Em reunião realizada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado de Minas Gerais nessa última quarta-feira (15), ficou decidido que a região noroeste do estado poderá progredir para a Onda Verde do novo plano Minas do Consciente. Sendo assim, após passar mais de 28 dias na Onda Amarela e com os indicadores controlados, Patos de Minas finalmente seguirá para a onda mais flexível do plano. Entretanto, a Onda verde não é sinônimo de sinal verde disse o Secretário de Saúde e o presidente do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 em entrevista ao Contraponto.

O Secretário de Saúde Carlos Rezende e o Presidente do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, Célio Adriano, disseram que, mesmo na onda verde, os estabelecimentos terão que cumprir protocolos de segurança para voltarem suas atividades. De acordo com eles, os protocolos estão sendo elaborados e deverão ser disponibilizados ainda hoje para que as novas atividades possam se adequar. Em entrevista ao Contraponto dessa quinta-feira (15), eles disseram que a onda verde não serve para esquecer o vírus e seguir a vida normalmente.  Segundo eles, novas atividades serão retomadas, mas com os devidos cuidados.

Uma das atividades que irão retornar é a atividade cultural como cinema, teatro e a música ao vivo em bares e restaurantes. Os músicos de Patos de Minas estão desde o mês de Março sem trabalhar em razão da pandemia e agora poderão voltar aos palcos. As festas de casamento e aniversários também serão liberadas, claro, seguindo os novos protocolos. A Prefeitura Municipal disse que a elaboração dos protocolos estão nos últimos detalhes e até o fim da tarde eles serão disponibilizados.

Saiba o que pode abrir na Onda Verde:

Atividades artísticas como teatro, dança e circo

Cinemas, bibliotecas, museus e arquivos

Parques, zoológicos e jardins

Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casa de festas e bufê

Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca

Bares com entretenimento (Shows e espetáculos)

Serviços de colocação de piercings e tatuagens