Prefeitura informa sobre treinamento de profissionais e cenário do Coronavírus em Patos de Minas

Como a Secretaria de Saúde de Patos de Minas está se preparando para possíveis casos de Coronavírus?

publicado em 27/02/2020, por Farley Rocha


Imagem Ilustrativa

A equipe de Vigilância Epidemiológica de Patos de Minas já realizou o treinamento on-line do Tele-Saúde do Ministério da Saúde sobre o protocolo de atendimento do Coronavírus e está apta para monitorar possíveis casos suspeitos, bem como coletar e enviar amostras para o laboratório de referência de saúde pública de Minas Gerais, Fundação Ezequiel Dias (Funed/MG).

Os profissionais de saúde serão preparados para reconhecer os sintomas e as situações de risco?

Sim, eles receberão treinamentos e divulgação do protocolo da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) na próxima semana. Vale ressaltar que o protocolo já está disponível para toda a rede de saúde e que a equipe de Epidemiologia dará todo o suporte necessário.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

A confirmação de casos suspeitos em Uberlândia e Uberaba trará alguma mudança/preparo especial em Patos de Minas?

Sim, pois geograficamente são territórios muito próximos e com intenso fluxo de pessoas. Vale ressaltar que, em Patos de Minas, não há casos suspeitos registrados.

Saiba mais!

O que é? O Coronavírus é o nome de uma família de vírus que têm formato de coroa. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A doença causada pelo novo Coronavírus recebeu o nome de Covid-19.

Ele foi descoberto no final de dezembro de 2019, na China. A primeira morte pela doença foi registrada em 9 de janeiro.

Transmissão: A transmissão pode ocorrer por três formas: por vias respiratórias, como pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados; por contato físico, como beijos e abraços, e também por meio de contato com superfícies contaminadas, como maçanetas e corrimões.

Sintomas: Os sintomas da doença são basicamente gripais. Tosse seca e cansaço são os principais deles, mas alguns pacientes podem sentir dor no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia; e, nos casos mais graves, que geralmente ocorrem em indivíduos que já têm outras doenças associadas, há síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.

Prevenção: Dentre os métodos de prevenção contra o novo Coronavírus, a higienização das mãos e superfícies são as principais práticas anticontaminação. A orientação é lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel por pelo menos 20 segundos e, mesmo com as mãos limpas, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca. A limpeza regular e ventilação dos ambientes também é medida fundamental de prevenção. Outra providência importante é não compartilhar itens pessoais, como talheres e toalhas, além de manter uma distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas/ Ministério da Saúde

Autor: Farley Rocha Postado em 27/02/2020
Compartilhe:

51 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Sincera | 1 mês, 1 semana atrás

    O pior é q a festa do milho q atraí grande público de fora da cidade, vai acontecer no meio desse cáos, seu prefeito, será q não teria melhor momento p essa festa? Se esse vírus se espalhar aqui em Patos será de sua total responsabilidade.

    9 1 Responder

    Prefeitão - 1 mês, 1 semana atrás

    Sabe nada então não adianta ser sincera... quem faz fenamilho é o Sindicato Rural

    0 3

  • Honda | 1 mês, 1 semana atrás

    Carnaval só nós ajudo a espalha o vírus bebida baixa a imunidade cigarro a respiração que Deus tenha piedade pq agr a coisa vai fica feia aq

    1 0 Responder

  • xebeck | 1 mês, 1 semana atrás

    Bora cuidar da imunidade, e limpeza. Parabéns pela iniciativa, pois Corona Virus é uma realidade preocupante.

    4 2 Responder

  • O bao | 1 mês, 1 semana atrás

    Sai fora de upa ficarei sem ir la bom tempo com virus circulando ai todo cuidado é pouco

    8 0 Responder

    Prefeitão - 1 mês, 1 semana atrás

    Então é porque não precisa. Aposto que enche o rabo de cachaça e vai pra lá encher a fila de atendimento.

    2 1

  • O bao | 1 mês, 1 semana atrás

    Mais dias ou menos dias esse vírus chegará na cidade agora que ele chegou no Brasil já dá para ver que ele está se espalhando rapidamente não tem como ser mais rápido do que o vírus. Pensem comigo em 2 meses quase 80.000 infectados em um País desenvolvido imagina ele aqui no brasil onde não se faz um hospital em 10 dias , e com 1000 leitos , se ele chegou aqui no brasil é questao dias vai ter panico 1 hospital para 1000 leitos gastaria anos e anos no brasil.

    7 0 Responder

  • maria | 1 mês, 1 semana atrás

    Seria bom esse treinamento on line ,se tivéssemos acesso à internet.nos psfs internet bloqueada, não temos acesso a videos de instrução :cry: ou aulas gravadas. Esse "luxo" é restrito aos chefes, que na maioria das vezes são cabras eleitorais dos eleitos da cidade. Ate o presente momento ainda não recebemos mascara própria pro trabalho e nem orientação de como agir em caso de suspeitos. Descaso conosco e com a população.

    9 1 Responder

    Maria do Bairro - 1 mês, 1 semana atrás

    Usa seu 3g uai, ahhh só serve pra ficar no zapzap né....

    0 1

  • Metal | 1 mês, 1 semana atrás

    Se aparecer um caso aqui podem correr e se esconderem da melhor forma que encontrarem não conseguem curar uma pneumonia nesses hospitais públicos aqui da vila de santo Antônio de Patos! Quem dirá um corona vírus!

    7 0 Responder

    João - 1 mês, 1 semana atrás

    Kd os agentes saúde honde fazermos reclamações Jardin paraíso aqui centro tem 1 ano que moro aqui..n vi.eles...oi aqui n.existe.. assim pode mandar eles embora pq só ficando entocados bo

    1 1

  • CORIANGO DA VAN | 1 mês, 1 semana atrás

    credo uai esse tem ta feio mesmo

    2 0 Responder

  • Blá blá blá | 1 mês, 1 semana atrás

    Daqui um tempo vai mistura doença , coronavirus e AIDS ,cê não morre de um jeito vai morre de outro hahahaha

    0 8 Responder

  • Motoboy | 1 mês, 1 semana atrás

    Filho o que vc tá estudando na escola.. filha responde mamãe e sobre pais que se chamava Brasil, a história fala que vírus acabou com toda população deste país e triste história né mamãe ...... Resumindo nos tá ferrado com saúde que nos tem vamos ser extintos???????????? deus olha por todos brasileiros

    1 2 Responder

carregar mais comentários