A Prefeitura de Patos de Minas pretende fazer uma parceria público-privada para construir uma ponte sobre o Rio Paranaíba. A passagem vai se tornar ainda mais necessária após a conclusão das obras de pavimentação da estrada da serrinha, que tornará o movimento maior naquela região da cidade. A PPP deverá ter orçamento mínimo de R$ 20 milhões.

A Prefeitura possui duas propostas de parcerias para a construção de pontes sobre o Rio Paranaíba. A primeira delas, que seria construída no bairro Nossa Senhora Aparecida ao lado da que existe hoje, está parada por recomendação do Ministério Público. O principal empecilho é que a chamada Ponte do Arco é tombada pelo Patrimônio Histórico e não permite construções próximas.

A alternativa mais viável é a que prevê a construção da ponte ligando o distrito industrial ao bairro Ipanema. Segundo o secretário municipal de planejamento, Júlio César Ferreira, estudos estão sendo realizados para apontar a viabilidade da construção da ponte naquele local. Empresários interessados na obra já haviam inclusive apresentado uma proposta.

Segundo Júlio César, após a conclusão dos estudos, a Prefeitura deverá fazer um chamamento para encontrar parceiros interessados em investir na construção da ponte.  Além de agilizar o tráfego entre a cidade e o distrito industrial, uma nova é necessária para evitar um colapso da Ponte do Arco que, apesar de suportar apenas 15 toneladas, vem recebendo veículos de todos os tamanhos.