Prefeitura e Superintendência de Saúde contrapõem vídeo sobre perda de leitos de UTI para São Gotardo

Segundo a nota, a Superintendência Regional de Saúde já estava disposta a encaminhar os respiradores pra São Gotardo para descentralizar o atendimento de Covid-19.

publicado em 01/07/2020, por Farley Rocha


Prefeitura Municipal de Patos de Minas.

A Superintende Regional de Saúde  Noemi Portilho pôs fim à polêmica sobre a transferência de leitos de UTI de Patos de Minas para São Gotardo. A Prefeitura também emitiu uma nota sobre o caso. Em vídeo publicado na internet, o deputado estadual coronel Sandro diz que a mudança ocorreu por falta de gestão municipal em Patos de Minas que não conseguiu adequar espaço para receber os equipamentos.

Ao contrário do que diz o vídeo, Noemi explicou que a falta de espaço para receber o equipamentos é referente ao Hospital Regional, que pertence ao Estado. Ela lembra que a unidade chegou a sugerir a transferência da maternidade ou do serviço de traumatologia para instalar mais leitos de UTI, mas esta alternativa foi considerada inviável.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

Como o município de São Gotardo já havia preparado o Hospital Municipal para instalar leitos de UTI, a Superintendência de Saúde decidiu destinar os equipamentos para lá. Noemi Portilho esclareceu também, que não são 10 UTIs completas como o interlocutor afirma no vídeo. Ela explica que são sete respiradores e três ventiladores. O restante dos equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura de São Gotardo.

Noemi explicou ainda que os equipamentos são apenas cedidos para atender durante a pandemia. Ela concluiu dizendo que a instalação dos leitos de UTI em São Gotardo não vão trazer prejuízos para a população patense, uma vez que os moradores de lá não terão que se deslocar para receber atendimento em Patos de Minas. A Superintende de Saúde informou que outros leitos ainda serão instalados na região.

Veja a nota na íntegra

Sobre a informação de que São Gotardo recebeu respiradores por falta de estrutura em Patos de Minas, a prefeitura esclarece:

- Segundo a Superintendência Regional de Saúde e conforme exposto em reunião realizada na segunda-feira (29/6) na Câmara Municipal, o plano de contingência do Governo de Minas Gerais prevê a habilitação de leitos de UTI nas microrregiões de Saúde (João Pinheiro, Paracatu, Unaí e São Gotardo) pertencentes à macrorregião Noroeste, da qual Patos de Minas é cidade polo;

- Na referida reunião, a diretora-adjunta da SRS, Mayra Lemos, disse que dez UTIs em Unaí inclusive já estão habilitadas pelo estado. Na mesma oportunidade, ela explicou que um dos indicadores considerados para escolha de São Gotardo deve-se ao fato de que, na época, 60% das vagas de UTI do HRAD estavam ocupadas por pacientes dessa microrregião. Vale ressaltar que novos leitos em outros municípios são para atendimento da macrorregião, portanto, serve também aos patenses;

- Diante disso, a prefeitura entende que a chegada de respiradores a outros municípios da região dá condições de descentralizar o atendimento e servir melhor à população regional. O envio de ventiladores mecânicos será efetivado para Patos de Minas, sendo o Hospital São Lucas prioridade para recebê-los, desde que a instituição conclua a regularização da situação jurídica que a envolve, ou seja, obter o CNPJ próprio do hospital e desfiliar-se completamente da Funam;

- A prefeitura também entende que, descentralizando os atendimentos, os leitos já existentes na cidade estarão mais disponíveis a moradores locais, o que não cessa a tomada de medidas por parte do município para efetivar a habilitação de novas UTIs. Inclusive, o Hospital de Campanha consta no plano de contingenciamento do Governo mineiro.

Autor: Farley Rocha Postado em 01/07/2020
Compartilhe:

28 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Paulo Pacheco | 1 mês, 1 semana atrás

    Tá, mas agora então Patos e região tem 20 respiradores e entra na contagem para sair da zona verde do Minas Consciente?

    0 0 Responder

  • Eu | 1 mês, 1 semana atrás

    Povo besta tem q agradecer pelo menos n vai vir mais contaminados pra cá

    1 1 Responder

  • Tô-à-Tôa | 1 mês, 1 semana atrás

    E o pagamento de IPTU em meio a esta pandemia? É legal essa cobrança?

    1 0 Responder

  • Sikerinha | 1 mês, 1 semana atrás

    briguinha politica como sempre, por mim q ze dos tako se exploda, mas se verem o video com seriedade e com o minimo de discernimento verão que quiseram apenas queimar o prefeitinho com a população, esperem e verão q algum candidato ligado a àqueles irá aparecer concorrendo às eleições.

    3 1 Responder

  • BEM TE VI | 1 mês, 1 semana atrás

    A população de Patos de Minas não tem que ficar com Mimimi não, está na hora do estado dar condições para outros centros terem capacidade hospital melhor, lembrando que Patos de Minas nem Hospital Municipal não tem

    6 1 Responder

    Enfermeiro - 1 mês, 1 semana atrás

    Amei seu comentário

    1 0

  • RESUMO GERAL | 1 mês, 1 semana atrás

    Independentemente dos três ... do vídeo estarem tirando proveito da situação uma coisa é fato. Patos já tinha que ter ampliado há muito tempo o nr. de leitos de UTI sob tutela municipal. Ou nas UPAS, ou no hospital de campanha junto com a UNIPAM, ou resolvendo de vez o imbróglio jurídico do Hospital São Lucas. Não fizeram nada. VERGONHA. Acho que é forçar a barra para a prefeitura ou o Estado pagar por vagas em hospitais particulares. Devem estar falindo, né? Bando de políticos ultrapassados, bandidos, ladrões. Eleições esse ano. Vamos tirar todos da administração pública pessoal.

    14 0 Responder

  • Indignado | 1 mês, 1 semana atrás

    E tem pessoas que se dizem seres humanos que defendem estes administradores de baixa responsabilidade

    9 1 Responder

  • Patense | 1 mês, 1 semana atrás

    Outros respiradores serão instalados nas cidades da região, em uma estrutura MUNICIPAL! Enquanto em Patos NENHUM observem NENHUM , aqui só tem no H. REGIONAL qu é ESTADUAL!!!! Onde o prefeito não pode nem dar Palpite!

    24 3 Responder

  • Patense | 1 mês, 1 semana atrás

    Outros respiradores serão instalados nas cidades da região, em uma estrutura MUNICIPAL! Enquanto em Patos NENHUM observem NENHUM , aqui só tem no H. REGIONAL qu é ESTADUAL!!!! Onde o prefeito não pode nem dar Palpite!

    12 2 Responder

  • Fernanda Rosa | 1 mês, 1 semana atrás

    O mais importante é nos proteger e proteger nosso ente querido. Se colocar no lugar do próximo. Lembrar que só criticar não vai adiantar. Vai divulgando vídeos, falando de respiradores, estimulando odio, e mais negatividade. Tem que resolver. O Hospital São Lucas é em Patos de Minas, mas ainda esta ligado no nome de Ruy Muniz, procure saber quem é esse senhor. Não adianta atacar vereador Isaías ou secretário de saúde, até porque quem tá dando a cara pra bater sao eles. Tem mais vereadores que poderiam se unir a ele, e ajudar a resolver o problema. Temos um deputado estadual que é médico, porque esse deputado não se juntou , ofereceu ajuda a comissão da saúde? Foi explicado sobre a parte física do Hospital Regional. Vamos ler mais, interessar mais em ajudar, se esses que estão aí tentando fazer alguma coisa não estão conseguindo, quem sabe mais, se ofereça pra ajudar, se una a eles com seu conhecimento e ajudar. Agora não é político, não é eu nem você. Somos todos nós enfrentando uma situação grave e de muita tristeza. Peço a Deus que nos esclareça e nos proteja.

    8 8 Responder

    Maria - 1 mês, 1 semana atrás

    Concordo com tudo que disse. Povo não lê, assiste vídeo e sai falando pelos cotovelos, mas tomar as responsabilidades para si ninguém quer...somente apontar o dedo para o outro.

    4 6

carregar mais comentários