O protocolo foi aprovado hoje no gabinete do Prefeito.

Uma reunião com lideranças religiosas na tarde desta segunda-feira (03) no gabinete do Prefeito Municipal de Patos de Minas aprovou um protocolo com dezenas de regras para a abertura das Igrejas e Templos Religiosos no município. As celebrações presenciais poderão começar a partir do dia 10, com apenas 30% da capacidade dos templos. Além disso, uma série de regras foi definida para evitar a propagação do coronavírus.

O documento assinado pelo Prefeito José Eustáquio e as lideranças religiosas prevê de forma clara e didática, quais os protocolos de higiene que precisam ser seguidos por igrejas, templos, cultos e afins. “Contando com a participação responsável de cada um e cada uma, certos de que as orientações e protocolos apresentados serão rigorosamente seguidos, nossa cidade poderá, de forma gradual, voltar à sua rotina considerando evidentemente a nova realidade”, destacou o documento.

O documento também ressalta que, ao longo de toda a quarentena, iniciada no dia 20 de março de 2020, foram inúmeras as ações na área da saúde, da comunicação e de outros departamentos da Gestão Pública para conter o avanço dos casos de COVID-19 no município. Além do compromisso em preservar a vida e a saúde das pessoas, a Prefeitura Municipal, através do seu Comitê de Contingência, vem desenvolvendo estudos que buscam a pactuação responsável e cooperativa com todos os segmentos.

O Bispo Diocesano Dom Cláudio Nori Sturn ressaltou que a partir da aprovação vai preparar as comunidades para que seja feita a abertura das igrejas que deve acontecer com apenas 30% da capacidade de cada templo e com muita responsabilidade. Ele destacou que cada normativa foi discutida ponto a ponto e a abertura vai ocorrer seguindo os devidos protocolos para ser feita a retomada da caminhada espiritual.

Cláudio Pacheco, presidente do Conselho de Pastores de Patos de Minas, ressaltou que a reunião foi muito proveitosa com as autoridades religiosas e que se chegou a um denominador comum. A retomada então vai acontecer com muito cuidado, respeitando tudo que foi decidido. Cláudio explicou que vai trabalhar agora junto com os pastores para que todos estejam cientes das regras e protocolos.

Harlows Pimentel Rocha, Líder da Igreja Presbiteriana, enfatizou que, após cinco meses, chegou-se à conclusão para se flexibilizar a abertura das igrejas, com muita responsabilidade. Este período agora será para preparação e orientação para que se possa respeitar e assim cuidar das almas das pessoas necessitadas. “As igrejas são fundamentais nesse momento”, destacou. Na Igreja Presbiteriana, Harlows informou que os horários serão readequados, podendo haver mais cultos para atender as pessoas que congregam.

O Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves destacou que todas as lideranças estavam preocupadas com a falta de celebrações e convidou as autoridades religiosas para aprovarem o protocolo. Foi feita uma minuta onde alguns pontos foram acrescentados e outros retirados. Ao final, todos assinaram o documento com 41 regras que prevê, além da redução da capacidade de fiéis, o distanciamento das pessoas, uso de álcool em gel na porta dos templos e uso obrigatório de máscara. Veja o protocolo na íntegra!