A estrutura ficará no km  439. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

A Prefeitura de Patos de Minas anunciou nessa quarta-feira (24) que fará a instalação de um ponto de apoio aos romeiros na BR 365. A estrutura ficará no km  439, na divisa com o município de Guimarânia. A previsão é de que os serviços estejam à disposição dos devotos de Nossa Senhora da Abadia a partir do dia 1º de agosto.

A estrutura do ponto de apoio começará a ser montada na próxima segunda-feira (29) e, a partir do dia 1º de agosto, passará a atender os devotos que passarem pelo local. Na sexta-feira (02), haverá, às 18h30min, a inauguração do ponto de apoio com bênçãos da Igreja Católica.

O Ponto de Apoio vai oferecer serviços como alimentação completa - almoço, jantar, lanches (pão com molho, biscoitos, frutas, café) -, atendimento de saúde (com enfermeiros e ambulância de prontidão, para o caso de qualquer eventualidade), leitos para repouso, banheiro e chuveiro. O ponto oferecerá ainda o serviço de escalda-pés (com bacia e água morna para os romeiros descansarem os pés, além de pomadas para ferimentos e dor).

O dia de Nossa Senhora da Abadia, padroeira do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, é comemorado todos os anos em 15 de agosto. Durante os dias que antecedem essa data, diversos devotos da santa deslocam-se a pé até a cidade de Romaria/MG para fazer pedidos à Santa, cumprir promessas ou com a finalidade de agradecer alguma graça recebida. A caminhada é longa e dolorida e os pontos de apoio servem para amenizar o sofrimento.

O ponto de apoio da Prefeitura de Patos de Minas funcionará ininterruptamente durante 24 horas, começando em 1º de agosto e indo até por volta do meio-dia de 13 de agosto. Cerca de duzentas pessoas estarão envolvidas no trabalho de apoio aos romeiros no ponto que será montado.