A reunião, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (27) na sede da prefeitura.

Médicos cubanos serão recontratados pela Prefeitura de Patos de Minas. A cidade possuía quatro profissionais que foram dispensados quando o presidente Jair Bolsonaro venceu as eleições e anunciou que faria mudanças no Programa Mais Médicos. Agora, com o avanço da pandemia da Covid-19, o governo federal decidiu lançar dois editais de chamamento público para o Mais Médicos, permitindo inclusive a contratação de médicos intercambistas.

Tendo em vista a possibilidade de ampliar as equipes de profissionais, principalmente diante do quadro que se afigura com a disseminação do coronavírus, a Prefeitura de Patos de Minas de imediato procurou reunir-se com médicos cubanos remanescentes do projeto para viabilizar a contratação deles.

A reunião, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), na sede da prefeitura, contou com a presença do prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, da Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca, e dos médicos Katia Clara Cintra Tornes e Osiris Herrera Lopez. O encontro teve como principal objetivo discutir sobre a reintegração desses profissionais ao projeto, para que eles possam fazer parte da frente de trabalho de combate ao novo coronavírus. O chefe do Executivo ressaltou que essa será uma força a mais para a saúde na cidade. Ele também solicitou agilidade no procedimento de contratação para que os médicos comecem a trabalhar o quanto antes.

Mais médicos - De acordo com o edital, o chamamento público contará com quantas chamadas forem necessárias. Elas acontecerão à medida que forem remanescendo vagas não ocupadas no projeto, fato que pode acontecer pelos seguintes motivos:

-devido ao encerramento das atividades;

-por força de desligamentos de médicos aderidos em ciclos anteriores;

-no caso de vagas remanescentes da seleção do Edital SAPS/MS nº 5, de 11 de março de 2020 (destinado a médicos formados em instituição de educação superior brasileira ou com diploma revalidado no Brasil).