Livros para os alunos e material de apoio para os professores, o programa visa à educação e conscientização das crianças sobre o trânsito.

A Prefeitura de Patos de Minas, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade e da Secretaria Municipal de Educação, realizou a cerimônia de lançamento do Programa Municipal de Educação para o Trânsito, no final da tarde dessa quarta-feira (18), na Escola Municipal Frei Leopoldo. A solenidade aconteceu no encerramento do treinamento realizado pela Prefeitura para os educadores e supervisores das escolas municipais que irão desenvolver o projeto em sala de aula.

O objetivo da Administração Municipal é apresentar uma metodologia de ensino diferenciada aos profissionais da educação para que o trabalho com as crianças seja feito de forma didática, mas sem deixar de lado a ludicidade, mas passar uma mensagem positiva de que todos fazem parte do trânsito e que deve ser mais humanizado, para evitar tantas mortes e sequelas graves devido aos acidentes, que muitas vezes acontecem por imprudência.

Com materiais didáticos, livros exclusivos para os alunos e material de apoio pedagógico para os professores, o programa visa à educação e conscientização das crianças sobre o trânsito e será aplicado, como piloto, na Escola Municipal Frei Leopoldo para os alunos da pré-escola ao 5° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Crianças que já têm seu papel no trânsito seja como pedestres, passageiros e futuros condutores, podendo levar os ensinamentos recebidos em sala de aula para os pais e familiares.

Em seu pronunciamento, o Prefeito, José Eustáquio Rodrigues Alves, disse que estava realizando um dos sonhos dele para a área de Educação de Patos de Minas. “Em relação à educação, eu tinha dois sonhos para realizar, o primeiro já está sendo concretizado, que é o programa Educação para o Trânsito. O segundo é na dimensão da Educação Ambiental nas escolas e já estamos buscando maneiras de implementá-la em nosso Município. Ao criarmos esse programa, queremos que nossas crianças sejam multiplicadoras de um trânsito mais humanizado, pois elas acabam disseminando as informações quem recebem para todos de seu convívio e ainda cobram e dão bronca quando o pai ou mãe fazem coisas erradas no trânsito”, ressaltou o Prefeito.

A frota de veículos em Patos de Minas é um fator preocupante, já que são cerca de 107 mil veículos entre automóveis, motocicletas e pesados. Segundo o secretário Municipal de Trânsito, Roberto Carlos de Campos, a cidade não está preparada para esse número de veículos circulando diariamente pela cidade, por isso, a secretaria tem buscado alternativas, feito intervenções pontuais através de estudos. “Buscamos transformar as condições do fluxo de veículos no município, fazendo melhorias notórias e funcionais. Porém, não basta fazer mudanças estruturais, mas também educar crianças e jovens para que tenham conhecimento de seus direitos e deveres como pedestres e futuros condutores e que possam ter comportamentos preventivos que os tornem cidadãos compromissados e participantes”, enfatizou Campos.

Durante a cerimônia, estiveram presentes os secretários municipais de Governo, Edno Oliveira Brito e de Obras Urbanas, Sérgio Pereira de Lima, os vereadores, Nivaldo Tavares dos Santos, Otaviano Marques de Amorim, Braz Paulo de Oliveira Junior, Isaías Martins de Oliveira e Edime Erlinda de Lima Avelar, a diretora de Regulação da Secretaria Municipal de Educação, Eliane Bicalho, o instrutor do Sest Senat, Marco Aurélio Caixeta e a diretora da Escola Municipal Frei Leopoldo, Lucimar Silva França.

A pedagoga e especialista em Educação para o Trânsito, Roberta Mantovanni, uma das autoras dos livros do Observatório Educa, que serão adotados no programa, parabenizou a iniciativa do Município. “Neste formato com capacitação de professores, orientações de como trabalhar o material e a busca aprimorar o trabalho, Patos de Minas é a primeira cidade do Brasil a adotar nossa metodologia. Queremos que o trabalho que será desenvolvido dê nos frutos e para isso colocamos à disposição da Prefeitura todo nosso corpo técnico”, salientou Roberta.

Metodologia empregada

O Programa Educa é um programa de educação para o trânsito desenvolvido em conjunto pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), com o objetivo de incluir na organização curricular das escolas brasileiras do ensino fundamental, de acordo com as disciplinas e áreas de conhecimento, a abordagem de temas relacionados à mobilidade humana, com especial destaque à educação para o trânsito. Ele é aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As atividades são apresentadas a cada ano de escolaridade, com carga horária adequada, sendo nove temas por ano, abordando, além do trânsito, outros temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania.

O Observatório Educa é uma coleção de 20 livros, nove do aluno, nove do professor, uma apresentação do programa e um referencial teórico para todo ensino fundamental sobre educação para o trânsito. Ele foi construído pelo Observatório, pela equipe do eixo Educação, durante dois anos e foi entregue ao Denatran, de forma gratuita, para que o artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) seja cumprido.

O CTB define que “a educação para o trânsito será promovida na pré-escola e nas escolas de 1º, 2º e 3º graus, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação. Para que isso acontecesse, também está previsto no mesmo artigo que deve haver a “adoção, em todos os níveis de ensino, de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático sobre segurança de trânsito” e, também, “a adoção de conteúdos relativos à educação para o trânsito nas escolas de formação para o magistério e o treinamento de professores e multiplicadores”.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas