Atestado médico com CID: B342- Infecção por coronavírus de localização não especificada.

Nem todos casos suspeitos de coronavírus em Patos de Minas serão testados. Isso seria devido ao novo protocolo do Ministério da Saúde e também por não haver testes para todos. Isso vai explicar em parte a dificuldade de se confirmar ou não a doença. Terão preferência na coleta de material para exame os casos graves e os profissionais da saúde.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, antes, em todos os casos suspeitos eram coletados material para que seja feito o exame na FUNED, em Belo Horizonte. No entanto, o protocolo do Ministério da Saúde alterou o procedimento pedindo para que seja feita coleta apenas em casos graves e profissionais da saúde.

O Patos Hoje teve acesso ao caso de um paciente que procurou a Unidade Básica de Saúde do Bairro Jardim Panorâmico, foi diagnosticado pela médica com coronavírus, mas não teve o material coletado para exame. Segundo a informação do paciente, isso só poderia ser feito de forma particular. Ele recebeu a orientação para ficar em isolamento em casa por 15 dias.

O Prefeito Municipal José Eustáquio destacou que realmente está tendo muita dificuldade na realização dos exames que são feitos em Belo Horizonte, mas explicou que está adquirindo 5 mil testes rápidos que poderão emitir o resultado em 5 a 7 dias. Ele acredita que isso pode contribuir para os diagnósticos.

A população tem tido uma grande preocupação com relação aos testes, já que Patos de Minas está com 109 notificações de coronavírus, sendo que apenas 9 foram realizados, todos com resultado negativo. Com relação ao atestado médico sem coleta de material para exame, a Assessoria da Prefeitura explicou que, de fato, só o exame laboratorial confirma o diagnóstico.