Prefeitura Municipal de Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretária de Saúde de Patos de Minas criticou a decisão do Estado de mudar a forma de publicação do Boletim diário da Covid19. O Governo de Minas excluiu os casos suspeitos que já somavam mais de 100 mil e passou a divulgar o número de curados. O órgão municipal entendeu que a mudança prejudica o entendimento em torno da doença e decidiu suspender a publicação de seu próprio boletim.

"A publicação do Boletim Epidemiológico Covid-19 elaborado diariamente pela Vigilância em Saúde será suspenso temporariamente. O retorno acontecerá assim que o informe da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que é liberado para todos os municípios e o público em geral, puder divulgar as informações com maior clareza", informou a nota emitida pela Prefeitura.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde - MG, a mudança tem o objetivo de facilitar a análise das informações sobre Covid-19 em Minas Gerais, bem como alinhar a apresentação desses dados ao boletim do Ministério da Saúde. “Neste novo formato, temos um dado novo que é o número de casos recuperados, ou seja, aquelas pessoas que tiveram uma boa evolução com mais de 14 dias de doença”, informou o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Mas para a Secretaria de Saúde de Patos de Minas, retirando o total de casos notificados suspeitos e acrescentando o número de casos recuperados, a base de dados do sistema estadual não oferece informações suficientes para que a Vigilância Epidemiológica entenda o cenário da doença em sua totalidade.

"Até que o boletim diário retorne, a Prefeitura de Patos de Minas divulgará o próprio informe da SES-MG, que, nesta quinta-feira, contabiliza 19 casos confirmados, sendo 17 recuperados, um em acompanhamento e um óbito", diz a nota.

A prefeitura esclareceu ainda que o município não possui acesso ao banco de dados do Estado de Minas Gerais para realizar alterações que julgue pertinentes.