Prefeitura critica mudança em boletim estadual da Covid19 e suspende publicação de dados

O órgão municipal entendeu que a mudança prejudica o entendimento em torno da doença e decidiu suspender a publicação de seu próprio boletim.

publicado em 14/05/2020, por Maurício Rocha


Prefeitura Municipal de Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretária de Saúde de Patos de Minas criticou a decisão do Estado de mudar a forma de publicação do Boletim diário da Covid19. O Governo de Minas excluiu os casos suspeitos que já somavam mais de 100 mil e passou a divulgar o número de curados. O órgão municipal entendeu que a mudança prejudica o entendimento em torno da doença e decidiu suspender a publicação de seu próprio boletim.

"A publicação do Boletim Epidemiológico Covid-19 elaborado diariamente pela Vigilância em Saúde será suspenso temporariamente. O retorno acontecerá assim que o informe da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que é liberado para todos os municípios e o público em geral, puder divulgar as informações com maior clareza", informou a nota emitida pela Prefeitura.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde - MG, a mudança tem o objetivo de facilitar a análise das informações sobre Covid-19 em Minas Gerais, bem como alinhar a apresentação desses dados ao boletim do Ministério da Saúde. “Neste novo formato, temos um dado novo que é o número de casos recuperados, ou seja, aquelas pessoas que tiveram uma boa evolução com mais de 14 dias de doença”, informou o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Mas para a Secretaria de Saúde de Patos de Minas, retirando o total de casos notificados suspeitos e acrescentando o número de casos recuperados, a base de dados do sistema estadual não oferece informações suficientes para que a Vigilância Epidemiológica entenda o cenário da doença em sua totalidade.

"Até que o boletim diário retorne, a Prefeitura de Patos de Minas divulgará o próprio informe da SES-MG, que, nesta quinta-feira, contabiliza 19 casos confirmados, sendo 17 recuperados, um em acompanhamento e um óbito", diz a nota.

A prefeitura esclareceu ainda que o município não possui acesso ao banco de dados do Estado de Minas Gerais para realizar alterações que julgue pertinentes.

Autor: Maurício Rocha Postado em 14/05/2020
Compartilhe:

38 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • MAROCS | 2 semanas, 5 dias atrás

    ESTA DOENÇA VIA MATAR MAIS POR PIRRAÇA, POR POLITICA, POR FALTA DE RESPEITO COM A POPULAÇÃO, BOM IMBECIS NO PODER E POR FALTA DE INFORMAÇÃO EXATA A POPULAÇÃO. INFELISMENTE ESTAMOS EM UM BARCO A DERIVA NO MAR COM O CASCO FURADO.

    8 2 Responder

    Amanda - 2 semanas, 4 dias atrás

    INFELIZMENTE meus olhos arderam de ler esse seu comentário... VOLTA PARA A ESCOLA!

    3 1

  • Realidade | 2 semanas, 5 dias atrás

    Difícil ..o problema e que o Estado testa menos de 5 %, dos casos suspeitos .. Não vão divulgar pata as pessoas e imprensa cobrarem resposta do governo. Óbitos por Síndrome respiratória aguda grave sendo notificados sem teste para Covid não se pode afirmar ..mais e o único fator que mudou ..notícias do ultimo dia 11. Nos quatro primeiros meses do ano 855 óbitos em Minas Gerais ..enquanto no mesmo período do mês passado foram 129.. A caroço neste angu.. A evolução se deu 24 óbitos em janeiro .. 17 em fevereiro .. Março 287 e abril 527..em Patos de Minas neste ano 3..tirem suas próprias conclusões..

    1 0 Responder

  • Terezinha | 2 semanas, 5 dias atrás

    Cade o principio da Publicidade.?? Tambem esta na hora da sociedade saber quanros leitos de UTI ha no municipio.

    3 0 Responder

  • MCA | 2 semanas, 5 dias atrás

    Apesar de ver o número de curados em crescimento e trazer esperança de dias melhores a população, entende-se que apresentar esse número seja irrelevante, pois o que traz risco a população é os suspeitos e confirmados.

    1 4 Responder

  • CIDADAO | 2 semanas, 5 dias atrás

    Nessa "pandemia" toda a única coisa que tive certeza é que o povo brasileiro são desunidos, egoístas e maldosos; só se preocupam ( a maioria ) em torcer para tudo dar errado, tudo ficar ruim e que todos se deem mal na vida, no trabalho e na saúde; tudo isso é o que se mostra diariamente ser o povo brasileiro, e Patos de Minas não é nem um pouco diferente disso. :back:

    9 1 Responder

  • Mineiro Uai | 2 semanas, 5 dias atrás

    O segredo da cura tá no pão de queijo... Deus é Mineiro

    4 12 Responder

  • Bebeth | 2 semanas, 5 dias atrás

    É uma grande piada de mal gosto as estatísticas mineira sobre mortes por COVID 19...

    12 11 Responder

  • Luana Aluada | 2 semanas, 5 dias atrás

    O governo mineiro mente descaradamente sobre o número de mortes por COVID 19 ......

    21 11 Responder

  • Creuza | 2 semanas, 5 dias atrás

    O Estado de Minas é o estado da federação que mais mente e sonega dados da COVID 19 , para o governo mineiro está tudo bem .......

    25 12 Responder

    Éric - 2 semanas, 5 dias atrás

    Uai, cê não citou suas fontes de informações para uma afirmativa tão absurda como esta, sá. Talvez esteja bêbada.

    9 7

  • observador | 2 semanas, 5 dias atrás

    Acredito que deveriam continuar com o que já havia sendo informado e, aí sim, acrescentar mais esse dado de pessoas curadas. A informação seria mais completa, para que nós ficássemos mais bem informados. Mas, como em tudo que vem dos governantes, só complica mais as coisas para o povo.

    14 1 Responder

carregar mais comentários