O comércio patense vai continuar funcionando em meio período.

O comércio patense vai continuar funcionando em meio período. A publicação do novo Decreto que estava programada para essa sexta-feira (05) foi adiada para a próxima semana. Bares, restaurantes, lanchonetes e padarias que também aguardavam mudanças devem esperar as novas determinações.

A Prefeitura chegou a anunciar na quarta-feira (03) que daria maior flexibilização às regras de isolamento. A decisão era de que o comércio passaria a funcionar em tempo integral, os restaurantes passariam a abrir até às 21h e as padarias poderiam abrir para consumo no local, desde que respeitassem às regras de isolamento.

Mas ao longo da semana, a pandemia da Covid-19 se agravou, principalmente nas cidades vizinhas. O número de casos aumentou assustadoramente em quase todas as cidades e a rede hospitalar sentiu os reflexos. A direção do Hospital Regional anunciou que os leitos de UTI chegaram a 90% de lotação, com risco imediato de colapso.

Com isso, o Governo do Estado decidiu regredir a Região de Saúde Noroeste, que pertence a Patos de Minas, da onda Branca para a Onda Verde do Plano Minas Consciente. Isso significa que apenas serviços mais essenciais podem continuar funcionando integralmente. Todas essas mudanças fizeram com que o Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19 adiasse a publicação do novo decreto.

Em entrevista ao Contraponto do Patos Hoje nessa sexta-feira, o coordenador do Comitê Municipal, Célio Adriano Lopes, informou que o novo Decreto deverá ser publicado na segunda-feira (08) ou terça-feira (09). Ele adiantou que, ao contrário do que se previa, alguns setores da economia podem voltar a ser fechados.