O prefeito de Patrocínio Deiró Marra fez o anúncio em coletiva com a imprensa.

Durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (04), o prefeito Deiró Marra surpreendeu a imprensa e aos presentes, ao anunciar oficialmente a retirada de todos os radares eletrônicos, os conhecidos “pardais”, existentes na cidade. O encontro realizado na Sala de Reuniões do Gabinete contou com as presenças do Tenente-Coronel Jabes Campos e Subcomandante Major Salomão Caixeta, Delegado Regional Dr. Valter Salviano, Alcides Dornelas Secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, Subsecretário Major Nestor, Coordenadora Wanda Brandão acompanhados de todos os 16 Agentes de Trânsito mantidos pela pasta, o Procurador Geral do Município Dr. Anderson Aprígio e outros secretários que atuam diretamente no Gabinete.

Indústria de Multa

O prefeito explicou que o objetivo da medida é desmistificar a chamada “indústria da multa”, pecha herdada pela atual Administração e que não representa a verdade. “De 3 multas 2 são oriundas dos pardais e saliento que a retirada dos mesmos não representa que estamos autorizando o aumento da velocidade nos pontos que estão instalados. Levantamentos já estão sendo feitos e nos locais serão colocados passagens de pedestres elevadas e estaremos lançando uma campanha de conscientização para que os limites sejam respeitados”, ponderou. O prefeito destacou que os Agentes de Trânsito vão ter uma maior atuação, “mas com responsabilidade para orientação, prevenção e posteriormente multas se for o caso”, contemporizou.

Notificação

Segundo o Procurador Dr. Anderson Aprígio, ainda essa semana a empresa que explora o serviço de radares eletrônicos móveis na cidade, a GCT de Belo Horizonte vai ser notificada da suspensão do contrato e a retirada de fato dos equipamentos dentro dos próximos 20 a 30 dias. Enquanto isso os radares eletrônicos continuam em funcionamento normal e as multas aplicadas por eles prevalecerão até a sua retirada. Questionado se as autuações registradas seriam anuladas o prefeito foi categórico: “Eu não tenho poder para anular qualquer multa e se existem é porque seguramente alguma infração foi cometida”, destacou.

Olho Vivo

Deiró Marra conclamou as demais forças de segurança da cidade, Polícia Militar e Civil para que seja feito um trabalho de parceria em que outras medidas de segurança de trânsito sejam adotadas para coibir altas velocidades na zona urbana. Lembrou da implantação do estacionamento rotativo no hipercentro da cidade, que deve entrar em operação a partir de março e anunciou que um milhão de reais já depositados nas contas da Prefeitura pela empresa que vai explorar o serviço Rizzo Parking, seja aplicado no Programa “Olho Vivo”, especifica ou, em parceria com o sistema do Conselho Comunitário Municipal de Segurança já em funcionamento.

Reivindicação

Deiró Marra salientou ainda que a medida vem de encontro a uma antiga reivindicação da maioria da comunidade, a preocupação é com a segurança do cidadão e com o bem estar dos Agentes de Trânsito. “Na última semana tivemos um caso em que um de nossos agentes quase foi agredido por um cidadão que, acabou por danificar um bem público e para tanto vai responder judicialmente”, disse.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patrocínio