Prefeito e Presidente da FHEMIG não chegam a solução e visita às unidades é marcada

A tentativa de acordo entre o Prefeito José Eustáquio, e o Presidente FHEMIG, Tarcísio Neiva durou cerca de 3 horas.

publicado em 16/01/2018, por Maurício Fernandes


A reunião foi realizada na tarde desta terça-feira na Prefeitura Municipal.

Uma reunião para discutir a forma de atendimento dos pacientes de Patos de Minas na UPA e no Hospital Regional foi realizada na tarde desta terça-feira (16) na Prefeitura Municipal de Patos de Minas. A tentativa de acordo entre o Prefeito José Eustáquio, e o Presidente FHEMIG, Tarcísio Neiva durou cerca de 3 horas.

A divergência entre município e Hospital Regional começou depois do dia 1º de dezembro, quando o Hospital Regional decidiu oferecer acesso igualitário do atendimento às demandas dos 33 municípios que compõem a Região Ampliada Noroeste de Minas Gerais, na qual o HRAD é referência em urgência e emergência. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

No entanto, a nova forma de atendimento sobrecarregou a UPA. O Prefeito José Eustáquio disse que é “impraticável” que a Unidade de Pronto Atendimento vire um hospital: “Hoje a UPA está com o atendimento completamente sacrificado devido ao fechamento do pronto-socorro do Hospital Regional para os pacientes de Patos de Minas”.

O prefeito ainda disse que o Hospital tem sim uma estrutura adequada para receber os pacientes: “O Hospital Regional conta hoje com 116 leitos, aumentando agora para 119, mais de 850 funcionários e três salas cirúrgicas da melhor qualidade e está com atendimento fechado no pronto socorro”.

Ele ainda completou: “Eu ainda disse ao presidente da FHEMIG, vamos comigo até o Hospital e depois até a UPA, você vai ver a UPA completamente lotada e o Hospital Regional vazio”, argumentou. Tarcísio Neiva, Presidente da FHEMIG disse que o Hospital Regional está trabalhando com a ocupação acima do aceitável: “Nós não podemos continuar dessa forma, a gente recebe pacientes, às vezes, que não são de urgência, então isso tudo tem que ser avaliado e melhorado”.

Segundo Tarcísio Neiva, o intuito da reunião foi para que fosse discutido um acordo que pudesse melhorar o atendimento tanto na Upa quanto no Hospital: “A proposta aqui é justamente evoluir e construir juntos uma solução para essa questão de regulação da ortopedia aqui em Patos”.

De acordo com o presidente, amanhã será montada uma força tarefa para que sejam discutidos os pontos de estrangulamento para que sejam tomadas ações mais rápidas: “No Hospital Regional será contratado um triagista para fazer realmente a triagem e acompanhar esses casos, nós só precisamos de um tempo”.

Ele ainda falou sobre a demora na realização de cirurgias: “O volume cirúrgico ortopédico aumentou não só em Patos de Minas, mas em todas as cidades. Os acidentes automobilísticos são os maiores problemas juntamente com os motociclísticos. Com os acidentes, aumentam o volume de pacientes e aumentam as internações. Este é o resultado de hospitais mais cheios”.

Imagens atualizado em 16/01/2018 • 6 fotos

Autor: Maurício Fernandes Postado em 16/01/2018
Compartilhe:

62 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Observadora | 2 anos atrás

    Compreendo o estrangulamento na porta de entrada do HRAD e compreendo a falta de estrutura da UPA... E imagino que muitos acordos e desacordos acontecerão nessa atenção a saúde( urgência e emergência)... pactos desfeitos e refeitos tentando melhorar e garantir Princípios e diretrizes do SUS... Mas alguém está pensando na melhoria da Promoção e Prevenção em Saúde?????? Prevenção em traumas é muito complexo mas é preciso fazer .... melhorar...pensar sobre...capacitar... Campanhas sobre prevenção de acidentes de transito????Algo de repercussão principalmente em relação a motos???? Prevenção de acidentes e quedas de idosos???? Cade a Politica do idoso??? Somos uma rede de cuidados: HRAD, UPA, Clinica de Reabilitação Toto Veloso,Unidades de Atenção Primaria, HIPERDIA,Serviços do Desenvolvimento social e etc... E temos o Unipam !!!!!!!!!!! Alunos de todos os cursos inseridos nessas instituições prestando cuidados importantes , mas [podem ampliar o olhar e atenção e como Universidade colaborar na articulação dessa REDE.... Prevenir MAIS também é preciso!!!!Educar mais a população é preciso!!! PS: temos ainda Engenharia de transito e outros setores parceiros ...

    30 5 Responder

    Henrique - 2 anos atrás

    Vc disse tudo que eu penso! De nada adianta os acordos, uma vez que a oferta de serviços sempre será menor que a demanda! É preciso fazer valer o princípio de educar para prevenir! Temos diversos atores, que engajados, podem promover mudanças e conscientização na população!

    4 1

    logica - 2 anos atrás

    Se arrumar os buracos com certeza diminuem os traumas e acidentes. .

    10 1

    Flor - 2 anos atrás

    Acho engraçado, esses políticos ... colocar a culpa do aumento de ortopedia por causa dos motoqueiros. Os motoqueiros muitas vezes sofrem acidentes por imprudência de maus motoristas de carro, os bicicleteiros, os cachorros de rua quê esse prefeito não dá jeito,. Hoje quase caí por passeios mau feitos com degraus, não tem onde os deficientes andarem nas suas cadeiras de rodas, mas é assim tem q colocar a culpa em alguém pra se livrarem da culpa deles. O regional tem q voltar a ortopedia e ponto final.

    5 1

    Maria - 2 anos atrás

    Fazer um hospital municipal ate lagoa formosa vai ter um . João Pinheiro tem são cidades menores que Patos de Minas.agora se ele for esperar para o hospital regional o povo está perdido porque os pacientes acidentados ficam internados vários dias e quantos acidentes ocorrem por dia em Patos e região.

    2 0

    Observadora - 2 anos atrás

    Flor Não é possível que você não OBSERVA muitos motoqueiros imprudentes que precisam de conscientização... cada direção nada defensiva!!!! Moro no centro e vejo como andam pelas ruas... Educação no Transito é preciso sim!!!! Onerar o SUS desse jeito fica muito caro em dinheiro e em vidas...

    0 0

  • Abdias | 2 anos atrás

    Senhor Prefeito, estamos aguardando que o senhor anuncie logo a construção do Hospital Municipal de Patos de Minas e, até lá, a reabertura da UPA da Marabá Pará que a população não fique sem atendimento. E pense também em fazer a atenção primária (PSFs) ser mais resolutiva para que casos não-urgentes não precisem mais ser atendidos na já superlotada UPA. Esperamos menos reuniões sem sentido e mais ações de verdade.

    30 2 Responder

  • marina | 2 anos atrás

    um prefeito que não consegue tapar os buracos das ruas vai conseguir administrar a saúde de patos de minas , e simples né tudo e culpa dos outros .

    21 5 Responder

  • ameba | 2 anos atrás

    foi feito repassado no incio do ano um comunicado ao sr Jose Eustáquio que o hospital regional não faria mai o trabalho da prefeitura que e cuidar de casos mais simples, o prefeito simplesmente fingiu que não ouviu e com certeza pagou os cabides de empregos dele com as verbas estaduais para a saúde, e agora ta dando uma de bobo !!!! onde esta os médicos da prefeitura onde esta as verbas que o senhor recebeu prefeito ????

    19 3 Responder

  • Jonas Soares | 2 anos atrás

    Prefeito você é nota mil parabéns pelo belo trabalho que você continue sendo essa pessoa maravilhosa que Deus te abençoe nesta.jornada difícil em nome de Jesus ?? você vai superar as críticas e prosseguir em frente rumo a vitória

    17 25 Responder

  • MARCOS FERREIRA "X-9" | 2 anos atrás

    Quanta incompetência reunida numa mesma mesa. Lamentável.

    17 5 Responder

    lenda - 2 anos atrás

    Genial esse comentário. ... tragam dois troféus. ..

    7 1

  • farias | 2 anos atrás

    esse prefeito quer que os médicos do regional trabalhe para prefeitura enquanto ele embolsa a verba que vem para a prefeitura , a quanto tempo esse prefeito vem recebendo verbas e não fazendo nada, e cade essas verbas, contrata médicos

    17 1 Responder

    anem - 2 anos atrás

    sem contar que, os poucos médicos que estão trabalhando, estão sobrecarregados..

    8 0

  • funcionário estadual | 2 anos atrás

    eu só queria saber onde ele colocou as verbas municipais da saúde, os funcionários estaduais não são obrigados a trabalhar para você e você passar os funcionários da prefeitura trabalhar só seis horas e nos pagamos o pato nuncaa.

    16 11 Responder

    Funcionário municipal - 2 anos atrás

    Funcionário estadual, os quase 20 milhões de estrapolamento pagos pelo município e q era dever do se patrão petista repassar continuam nos cofres do seu governo... que verba então tá sumida??? Fala o q vc sabe e não inventa asneira porque todo mundo sabe q o município gasta muito mais com a saúde do q o governo repassa...

    1 3

  • Blá................Blá..............Blá.................Blá.................... | 2 anos atrás

    Tanto blá....blá......blá pra absolutamente nada. Bando de incompetentes políticos.

    16 6 Responder

  • Samu | 2 anos atrás

    Jose Eustáquio quem não te conhece que te compre .

    15 3 Responder

  • sincero | 2 anos atrás

    Que vergonha desses caras, deixam a população na mão :smirk: ! Que gestores são esses :rage: !

    15 0 Responder

  • fabrica de multas | 2 anos atrás

    o povão ai só trabalha seis horas nessa prefeitura !!!!!!! da tempo de atender mesmo não, ai tem que jogar nas costas do regional . tudo ai funciona só meio período menos sua fabrica de multas.

    14 11 Responder

    CORONEL MULTADOR - 2 anos atrás

    Meus preciosos radares são sagrados. Neles ninguém mexe.

    10 5

  • Patos, cidade das reuniões sem futuro | 2 anos atrás

    O dinheiro que nós pagamos pra essas autoridades tomarem cafezinho dia e noite é demais viu! Tá osso, aqui em Patos! Toda hora é uma reunião. Quando uma autoridade não quer fazer nada ou não sabe fazer nada, faz reunião e joga na imprensa. Isso é só pra inglês ver, tudo sem futuro. O contribuinte paga imposto, mas as autoridades não trabalham, vivem de reunião em reunião.

    14 11 Responder

  • Justa | 2 anos atrás

    O problema que a cidade já é grande, ainda tem 33 municípios Que o Regional tem que atender..entao não adianta presidente da Fhenig e prefeito ficarem jogando o problema um pra cima do outro,Nem Regional nem Upa comporta esse tanto de pacientes..Cade o dinheiro dos impostos que pagamos .cade o dinheiro do povo. Com certeza esse dinheiro daria pra construir um hospital municipal,porque funcionário não é o problema. Tem vários que passaram no concurso ,aguardando para serem chamados ..construindo um hospital e convocando os concursados já melhoraria bastante a superlotação da Upa..

    14 0 Responder

  • Zé Piriguim | 2 anos atrás

    Não chegam a um acordo, pois o prefeito quer continuar com as prerrogativas de anos, tendo o hospital regional pra atender o município apenas! A UPA não suporta os atendimentos pois também atende o que não lhe compete. Coloca as UBS pra funcionar de forma efetiva! Desafoga e muito a UPA! Tá na hora de pensar em um hospital municipal pra Patos de Minas!

    14 0 Responder

  • O corpo fala! | 2 anos atrás

    Olhem só a forma que esse povo senta nas cadeiras! Estão numa reunião formal ou num buteco? Nem linha pra sentar tem! Tá faltando compostura das autoridades no país. Realmente, esse Brasil perdeu o rumo! A liturgia dos cargos merecem um pouco mais de respeito pelos ocupantes. Nós da psicologia podemos escrever um livro sobre essa foto e a postura do povo.

    13 6 Responder

  • ROBERTO | 2 anos atrás

    TEM MUITO MAIS - O SENHOR PREFEITO QUER ACABAR COM O CEAE - CENTRO ESTADUAL DE ATENÇÃO ESPECIALIZADO - CONVENIO COM ESTADO E PREFEITURA QUE FICA NO BAIRRO BELA VISTA, ATENDENDO PACIENTES DIABÉTICOS, GRAVIDAS E HIPERTENSOS DE ALTO RISCO. TAMBÉM ATENDENDO UMA REGIÃO QUE ABRANGE VÁRIOS MUNICÍPIOS. O PREFEITO DEVIA COBRAR MAIS DA UNIPAN QUE NÃO PAGA IMPOSTO TEM CURSO DE MEDICINA E ENFERMAGEM E SÓ PENSAM EM FAZER PRÉDIOS E NÃO FAZEM BOSTA NENHUMA. "O" PREFEITINHO DE MEIA TIGELA . CADÊ O DR DEPUTADO DR HELY? E POVO CONTINUA ELEGENDO ESSE FAZ DE CONTA.

    13 2 Responder

    Não reeleja ninguém nas próximas eleições! - 2 anos atrás

    Dr. Hely vai aparecer daqui a pouco. Pode aguardar. Tem eleições esse ano e ele não manca. Vai bater na sua porta em breve pra pedir votos.

    19 0

  • E de reunião em reunião, o nosso dinheiro vai pro ralo! | 2 anos atrás

    E de reunião em reunião o dinheiro do contribuinte voa, desaparece. Mas, os problemas continuam o mesmo. Reunião não resolve problema. Resolve é cada ir pro seu gabinete trabalhar. Patos de Minas, cidade das reuniões inúteis. Quando uma autoridade não quer resolver, faz reunião. Isso aqui virou moda. Vamos trabalhar, gente!

    13 2 Responder

  • Tchau Prefeito | 2 anos atrás

    Fácil colocar a culpa no HRAD prefeito. Difícil cumprir suas obrigações na UPA e com a saúde prefeito. FORA JOSÉ Eustáquio

    12 6 Responder

  • DADA | 2 anos atrás

    CADA UM COM A SUA RESPONSABILIDADE, SE O HOSPITAL REGIONAL ANTÔNIO DIAS FOR ASSUMIRA AS RESPONSABILIDADES DO MUNICÍPIO NÃO PRECISAMOS DE PREFEITO E DE SECRETÁRIO DE SAÚDE, CABE A GESTÃO MUNICIPAL ASSUMIR AS SUAS RESPONSABILIDADES. O QUE NÃO SE PODE É JOGAR A POPULAÇÃO CONTRA O HOSPITAL REGIONAL, AFINAL SÃO 33 MUNICÍPIOS, E SE TRATA DE UM HOSPITAL REGIONAL E NÃO MUNICIPAL.

    12 3 Responder

  • bolao | 2 anos atrás

    fala quem quiser falar do pedro lucas, mas ele era melhor do que esse zé Humberto.politico dos ricos.vamos escolher um candidato que não tenha parentesco com nenhum politico velho. e principalmente se for da classe mais simples..

    11 12 Responder

  • J | 2 anos atrás

    Só falta uma coisa em Patos de Minas: prefeito.

    11 4 Responder

    Carlos Antonio - 2 anos atrás

    Patos de Minas tem um otimo Prefeito! Paulo Piau!! Filho de Patos de Minas

    1 3

  • marcos | 2 anos atrás

    Uai! a principal promessa do prefeito era que iria reabrir o mini hospital da Marabá e quando passo la porta vejo muitos veículos sendo sucateado pelo sol, sol,eleger ele foi a nossa pior escolha agora é aguentar pq somos muito acomodados demais.

    10 3 Responder

  • Cúpula | 2 anos atrás

    Mais uma reunião da cúpula de Patos de Minas, e a única coisa que se aproveita é o coffee break.

    10 2 Responder

  • Alan Rodrigues de Andrade | 2 anos atrás

    Só gostaria de saber qual é o belo trabalho que ele está fazendo, se nem os milhares de buracos , o mato e o lixo ele consegue resolver. Tá igual ou pior a gestão anterior. A cidade nunca esteve tão suja! Completo abandono!

    10 2 Responder

    PADRÃO ZÉ OSTAKI - 2 anos atrás

    Mato, buraco, reunião todo dia, prefeitura lotada até a tampa de afilhados dos coronéis e o prefeito procurando culpados pela fracassada gestão! Quer mais?

    11 2

  • Justiça | 2 anos atrás

    Patos de Minas é uma cidade grande,deveria ter um hospital municipal.quantas cidades menores tem e funciona muito bem .O hospital Regional também é bastante grande,porém atende a 33 municípios. Não adianta presidente da Fhenig e prefeito ficarem jogando o problema um pra cima do outro..Deveriam se unir e tentar construir um hospital municipal. Com certeza grande parte do problema seria resolvido. Pois tem vários profissionais em todas as áreas que passaram no concurso e estão aguardando para serem chamados..

    9 0 Responder

  • Frederico | 2 anos atrás

    Enquanto isso os impostos não param de ser cobrados e os problemas aumentando! Parabéns a todos, inclusive o povo brasileiro que aceita!

    9 0 Responder

  • Lula ladrao, Pelengada Analfabeta | 2 anos atrás

    Faltam poucos dias pra prenderem o sapo barbudo cachaceiro e de quebra mandar umas balas de borracha no lombo da pelengada. E alegria demais meu Deus. Kkkkkk

    8 7 Responder

  • Agroolo | 2 anos atrás

    Fecha esse hospital regional. Mundanos o sistema de arrecadação para o estado. Cria independência no municipio com os tributos passado para o estado. O governo não merece receber tributos se não os aplica no municipio. Parem de se humilhar e procurem independência.

    7 12 Responder

    Patrosinense - 2 anos atrás

    Não fecha não manda ele pra qualquer cidade de Minas sera muito bem vindo !!!! inclusive aqui pra patrocínio manda pra cá .

    11 2

    Mosca na Sopa - 2 anos atrás

    Agroolo fecha a boca que mosquito não tem freio, falou só merda.

    11 2

  • Farofa | 2 anos atrás

    O pedro lucas foi guerreiro vil , se o povo olhar pra traz !!!! mesmo estando sem coronéis o cara se virava .

    7 6 Responder

carregar mais comentários