Ginásio onde aconteceriam os jogos.

Com pesar, a Associação dos Professores de Educação Física – APEF – confirmou que não vai realizar os jogos da Juventude este ano. O motivo é a falta de recursos. Com dificuldade para administrar os recursos públicos, a Prefeitura decidiu cortar a verba de subvenção que anualmente é destinada pelos vereadores para a realização da competição.

Os Jogos da Juventude acontecem anualmente no mês de outubro. A Olimpíada Estudantil é disputada entre as escolas públicas e particulares de Patos de Minas e reúne mais de 2.000 mil atletas de 12 a 18 anos de idade. A competição é disputada nas modalidades de Voleibol, Basquete, Futsal e Handebol.

Os jogos são realizados há cerca de 30 anos em Patos de Minas e fazem parte da história de muita gente. Quem nunca entrou no ginásio do PTC para disputar uma Olimpíada ou mesmo para torcer para os colegas, amigos ou parentes? Quantos atletas foram revelados pela competição para defender as cores da cidade?

Este ano, o orçamento da Prefeitura previa a liberação de uma verba de R$ 61 mil para a Associação dos Professores de Educação Física realizar os Jogos da Juventude. O dinheiro foi destinado através de verbas de subvenção dos vereadores para comprar medalhas e para pagar despesas, como a arbitragem para os cerca de 400 jogos da competição.

Segundo o presidente da APEF, Teófilo Faria, desde o início do ano vem buscando junto a Prefeitura a liberação dos recursos, mas a resposta sempre foi negativa. Segundo ele, o prefeito José Eustáquio disse que não terá condições de liberar a verba de subvenção. “A gente ainda tentou negociar. Perguntei quanto ele poderia liberar e ele (o prefeito) disse que não poderia liberar nada de verba”, disse o presidente da APEF.

Teófilo ressaltou o prejuízo que o cancelamento dos Jogos da Juventude vai trazer para os estudantes e para o esporte em Patos de Minas. Outros professores de educação física também lamentaram o cancelamento da competição.

De acordo com o treinador Gabriel Bill, a notícia do cancelamento das Olimpíadas Estudantis deixou todos muito chateados. “Nós estávamos treinando os meninos aqui há cerca de 2 meses, eles estavam empolgados e muito confiantes. Quando falaram pra gente que não haveria mais a competição eles ficaram bastante chateados. Foi bem complicado dar a notícia a eles. Tem anos e anos que eu participo dos jogos e nunca vi isso acontecer. Realmente é muito desanimador”, lamentou.