Centro de Patos de Minas.

O prefeito José Eustáquio Rodrigues confirmou na tarde desta segunda-feira (22)  que o município de Patos de Minas vai continuar fazendo parte do Plano Minas Consciente do Governo do Estado. Ele destacou, no entanto, que o Administração Municipal entrou com recurso na Justiça pedindo mais prazo para manter o comércio funcionando.

O Plano Minas Consciente dividiu as atividades do Estado em ondas: verde (serviços essenciais, já em funcionamento), branca (baixo risco), amarela (médio risco) e vermelha (alto risco). A região chegou a evoluir para a Onda Branca, mas o aumento de casos, principalmente das cidades da região, fez com que o Comitê Estadual recuasse. Contudo, Patos de Minas manteve o comércio aberto e o Ministério Público levou o caso à Justiça.

O juiz Marcus Caminhas decidiu que o município deveria cumprir as medidas do Plano Minas Consciente ou abrir mão de fazer parte dele. Com a decisão de permanecer no Plano Estadual, Patos de Minas deverá manter apenas os serviços essenciais funcionando. O prefeito José Eustáquio sabe disso, mas quer mais prazo para tomar esta decisão.

A Advocacia Geral do Município entrou com recurso solicitando ao Judiciário um prazo maior para decidir o funcionamento das atividades econômicas do município. Enquanto uma nova decisão não sai, o comércio em Patos de Minas continuará funcionando como está hoje. O prefeito José Eustáquio pediu a colaboração da população para que a cidade consiga controlar os casos de coronavírus e possa evoluir para a Onda Branca novamente.