é

Existe um grande número de comércios fechados na região central da cidade.

O grande número de pontos comerciais de portas fechadas na região central de Patos de Minas tem chamado a atenção. A crise econômica que afeta em cheio o setor de comércio é apontada como uma das causas, mas o preço elevado dos aluguéis também tem contribuído para esvaziar a região central e levar as empresas para os bairros da cidade.

Um ponto comercial bem localizado na região central chega a custar 10 vezes mais caro do que um imóvel semelhante localizado em um bairro. Uma sala de escritório de 40 metros tem aluguel a partir de R$ 600,00 no centro da cidade, sem contar as despesas de condomínio. Os preços elevados têm feito alguns comerciantes a repensarem a necessidade de permanecer no hipercentro de Patos de Minas.

Um comerciante ouvido pela redação do Patos Hoje, que preferiu não se identificar, disse que vai mudar de endereço no vencimento do contrato para se livrar do preço elevado do aluguel. A loja nas imediações do Mercado Municipal gera uma despesa mensal com aluguel do imóvel de R$ 13 mil. A mudança pode significar uma redução de 50% nessa despesa.

Nós também fomos em busca da opinião de especialistas no ramo. Os corretores ouvidos pela redação reforçam que o preço dos aluguéis em Patos de Minas é muito mais elevado do que em outras cidades da região e que isso tem feito com que muitas pessoas deixem de investir na cidade. Os profissionais explicam, no entanto, que o setor de compra, venda e aluguel de imóveis na cidade continua mais aquecido do que outras cidades como Uberlândia por exemplo.

A migração de empresas do centro da cidade para os bairros é uma das alternativas para reduzir as despesas dos comerciantes com aluguéis. Por outro lado, o esvaziamento dos pontos comerciais na região central pode provocar uma queda no preço dos aluguéis desses imóveis segundo os corretores.

Autor: Maurício Fernandes