A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde.

Um encontro convocado pelo Ministério Público reuniu autoridades e representantes de órgãos de saúde nessa segunda-feira (09) em Belo Horizonte em busca de alternativas para solucionar os problemas da saúde na região de Patos de Minas. Os serviços de oncologia e de cardiologia são os que mais preocupam.

A reunião na sede da Secretaria de Estado da Saúde contou com a presença dos promotores de justiça Luciano Moreira e Rodrigo Taufick, do prefeito José Eustáquio, vice-prefeito Paulo Mota, secretária municipal de saúde, Denise Fonseca, do vereador Isaías Martins, de representantes e técnicos das superintendências de saúde, do Hospital Regional, Consórcio de Saúde e do Conselho Estadual de Saúde.

O promotor do CAOSAUDE, Luciano Moreira disse que se não saíssem respostas efetivas da reunião medidas mais drásticas poderiam ser tomadas. Segundo o conselheiro de saúde Pedro Cunha, ficou definido que o serviço de oncologia para o tratamento do câncer será pactuado com o município de Uberaba e com o Hospital Hélio Angotti.

Com relação ao serviço de cardiologia, o conselheiro explicou que será dado um prazo de até um ano para que o Hospital Universitário Atenas de Paracatu se adeque com estruturas físicas, equipamentos e com corpo de profissionais, para que os recursos sejam alocados através de pactuação com o município.

“Após o representante do Ministério da Saúde falar que não estava entendendo o que nós estávamos querendo, então pedi a palavra e disse que estamos sendo enganados e colocados em segundo plano pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Ministério da Saúde há muito tempo. Que temos perdido serviços de saúde e que outros estão sendo precarizados”, disse Pedro.

Por fim, ficou definido que será feito um documento para o Ministério da Saúde sobre as decisões tomadas na reunião que competem ao mesmo, para devidas providências de credenciamento e habilitação do Hospital Regional. Com isso, o hospital receberá do SUS pelos serviços prestados.

Até pouco tempo, Patos de Minas disponibilizava os serviços de cardiologia e hemodinâmica e também de oncologia pelo SUS, mas acumulando prejuízos, os prestadores dos serviços decidiram interromper atendimento pelo Sistema único de Saúde como foi o caso do Hospital Vera Cruz. Com relação a Oncologia, a Clínica AZ informou que vai retomar as cirurgias de câncer na próxima semana.