Hospital São Lucas em Patos de Minas.

A Faculdade Patos de Minas irá retirar todos os profissionais do laboratório instalado no Hospital São Lucas nesta sexta-feira (18). O motivo é a falta de pagamento que já se arrasta há cerca de um ano e meio e agora a instituição encerrará suas atividades no hospital. Quinze profissionais da área da saúde e tecnologia, além de professores e alunos, trabalham no laboratório que fornece vários exames a centenas de pacientes. O vereador Braz Paulo usou as redes sociais para denunciar a situação.

Pacientes do Hospital São Lucas poderão ficar sem a realização de exames laboratoriais a partir desta sexta-feira (18). A notícia veio à tona com o vídeo postado em redes sociais pelo Vereador Braz Paulo. A equipe do Patos Hoje buscou informações e apurou que o laboratório de exames clínicos não irá mais funcionar a partir desta sexta.

Informações adquiridas por nossa equipe de reportagem dão conta de que a FPM não recebe o repasse feito pelo SUS, que deveria ser pago pela a atual administração do hospital, há cerca de 18 meses. A Prefeitura Municipal passa o dinheiro para a administração do hospital e a mesma não repassa para a instituição de ensino. Esse é o principal motivo do desligamento, segundo o vídeo do vereador e confirmado pela redação do Patos Hoje.

O montante aproximado da dívida da administração do hospital com a Faculdade Patos de Minas chega a 1 milhão de reais. O laboratório emprega cerca de 15 profissionais da área da saúde como farmacêuticos e biomédicos além de auxiliar de laboratório, atendentes e profissionais de coleta. Professores e alunos da faculdade também utilizam o laboratório para fins de estágio dos alunos. De acordo com informações apuradas pelo Patos Hoje, a FPM é presente no Hospital São Lucas há cinco anos e os problemas começaram junto com a nova administração.

Vários acordos já foram feitos anteriormente, mas nenhum deles foi cumprido pelo hospital. A FPM arca com todas as despesas, desde produtos químicos e equipamentos ao salário dos profissionais. O intuito do laboratório não seria gerar lucro, mas sim garantir um lugar para estágio dos alunos. Nós entramos em contato com a administração do Hospital São Lucas e conversamos como Diretor Financeiro Administrativo Patrich Teixeira.

De acordo com ele, todos os serviços terceirizados serão interrompidos e a saída da FPM é condicionada à entrada de equipes do hospital. Segundo Patrich, o hospital irá montar o próprio laboratório para atender aos pacientes. Perguntamos a respeito da dívida com a faculdade e ele disse que: “todas as dívidas serão negociadas assim que finalizar a auditoria do ano de 2018, no momento eu não sei o valor exato, mas, se tem alguma pendência, com certeza nós vamos honrar nossos compromissos”.