Diversas ações e operações serão realizadas para coibir os furtos à residências e também os acidentes de trânsito.

O comando do 15º Batalhão da Polícia Militar anunciou na manhã desta quarta-feira (12) que vai reforçar o policiamento para combater a criminalidade e garantir a segurança da população durante o feriadão da Semana Santa. Diversas ações e operações serão realizadas para coibir os furtos à residências e também os acidentes de trânsito.

De acordo com o major Martins, assessor de comunicação do 15º BPM, existe uma tendência para o aumento de furtos e acidentes durante o feriado prolongado. “Em razão do feriado prolongado diversas instituições públicas e empresas irão paralisar suas atividades, propiciando intensa movimentação de pessoas que buscam aproveitar o período para descansar, realizar viagens turísticas, passeios locais e comemorações de todos os tipos. Diante de tal cenário, verifica-se um aumento de residências desprotegidas, em razão da ausência de seus moradores, bem como uma maior exposição das pessoas que estarão circulando pelos logradouros públicos, desatentos com a possível atuação de infratores”, explica.

Ao anunciar a realização de ações e operações no feriadão, o comando da Polícia Militar também pediu a colaboração da população com o serviço de segurança pública. Para as pessoas que forem viajar, a orientação é para que não deixem valores guardados, façam contatos com vizinhos informando da viagem, acione alarmes e verifique se portas, janelas e portões estão trancados.

Para quem vai viajar, a Polícia Militar orienta as pessoas a fazerem um planejamento. “O melhor horário para viajar é pela manhã”, explica o major Martins. Verificar a documentação, acondicionar a bagagem, evitando conduzir objetos soltos dentro do veículo, observar o uso de itens de segurança, como o cinto, e não fazer o uso de bebida alcóolica ao assumir a direção são fatores essenciais para garantir uma boa viagem.

Autor: Maurício Rocha