A região central de Patos de Minas já teve um grande aumento no movimento.

A Polícia Militar vai realizar duas operações nos próximos dias em Patos de Minas para combater os crimes que tendem a aumentar no final e no início de cada ano. O policiamento será reforçado nas ruas da cidade e a corporação vai usar a tecnologia disponível para prevenir e combater a ação de criminosos.

A primeira ação é a Operação Natalina que foi aberta nessa terça-feira (05). Segundo o capitão Sócrates, os policiais que trabalham no setor administrativo do 15º BPM serão escalados na rua para reforçar a segurança. A região central de Patos de Minas e os centros comerciais localizados nos bairros receberão mais atenção da corporação.

Além dos locais apontados pelas estatísticas da Polícia Militar com maior probabilidade de incidência de crimes, as escalas também vão levar em conta os dias e horários com maior vulnerabilidade. A população também pode contribuir com o trabalho de segurança, adotando medidas de proteção.

De acordo com o comandante da 86ª Companhia da Polícia Militar, os furtos, roubos e estelionatos são os crimes mais comuns nesta época do ano. Dar preferência aos cartões de crédito e débito nas transações financeiras, evitar transportar grandes quantias em dinheiro, tomar cuidado com bolsas e carteiras e desconfiar de promessas vantajosas demais podem dificultar a ação dos criminosos.

Já no mês de Janeiro, a Polícia Militar vai realizar a Operação Férias. O efetivo que está voltado para a proteção dos centros comerciais será deslocado para os bairros para coibir os furtos a residências. Segundo o capitão Sócrates, muitas famílias viajam no período de férias escolares e os ladrões aproveitam. Ele explicou que uma boa alternativa é pedir a ajuda dos vizinhos de confiança para vigiar a residência. Ao contrário do que muitos fazem, o comandante disse que os moradores devem evitar de comunicar a viagem em redes sociais e até mesmo nos grupos de Vizinhos Protegidos, já que não é possível conhecer todas as pessoas que fazem parte da rede. “Informa e peça ajuda apenas ao seu vizinho ou pessoa de sua confiança”, informou.