O índice de criminalidade teve redução de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os moradores da zona rural de Patos de Minas estão dormindo mais tranquilos. O índice de criminalidade nas 28 localidades que pertencem aos distritos de Bonsucesso, Major Porto, Santana de Patos, Areado, Pindaíbas, Alagoas e Pilar teve redução de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado é fruto de um reforço nas ações da Polícia Militar na zona rural.

Segundo o capitão Ferreira, comandante da 86ª Companhia da Polícia Militar, este ano, a corporação focou na Operação Campo Seguro, com a estratégia de prevenção e repressão qualificada dos crimes, aumento da sensação de segurança com mais presença de policiais e viaturas, possibilitando a comunicação direta com as comunidades e, consequentemente, a redução da criminalidade e da violência na Zonal Rural.

As Operações estão sendo realizadas diuturnamente nas principais vias e acessos vicinais, localizados na zona rural das 34 comunidades pertencentes ao município de Patos de Minas, visando atender o Programa Minas Segura 2019. Foram realizados 374 eventos de repressão ao tráfico de drogas e 394 reuniões comunitárias. O resultado alcançado até agora é bastante positivo segundo o comando da corporação.

Até o mês de setembro de 2019, Patos de Minas teve resultados significativos com redução de 50% dos crimes contra o patrimônio em relação ao mesmo período de 2018. Segundo o capitão Ferreira essa redução impactou também na diminuição dos índices criminais do 15º BPM.  “Frisa-se que o 15º BPM atua em 13 municípios, sendo que obteve uma redução total de 34% nos crimes de furto e de 40% nos crimes violentos”, ressalta o comandante da 86ª Companhia da Polícia Militar.

Além disso, a Polícia Militar conseguiu recapturar 359 presos foragidos da justiça e 170 apreensões de arma de fogo. As ações desencadeadas fizeram com que a 10ª RPM chegasse ao 1º lugar na redução dos crimes violentos entre as 19 Regiões da PMMG no Estado, ficando ainda o 15º BPM e 10ª RPM em destaque na redução criminal no cenário de Minas Gerais.