A Patrulha também faz o acompanhamento das vítimas e dos agressores.

O enfrentamento à violência doméstica em Patos de Minas ganhou um novo instrumento de prevenção. O comando da Polícia Militar criou a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica e tem conseguido reduzir os índices na cidade. Além de fazer o primeiro atendimento, a Patrulha também faz o acompanhamento das vítimas e dos agressores.

A Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica é formada por uma policial feminina e por um policial masculino. Eles atuam em duas frentes, que é o primeiro atendimento imediato quando ocorre o chamado para atender a ocorrência de violência doméstica  e a segunda etapa que o acompanhamento do caso.

Segundo o tenente Makson, que comanda a Patrulha em Patos de Minas, os componentes da Patrulha fazem um levantamento de todos os casos de violência doméstica registrados no município e vão em busca das vítimas, oferecendo à elas o auxílio da Polícia Militar. Caso ela aceite, a Patrulha passa a fazer o acompanhamento do caso até que não ocorra mais nenhum tipo de violência.

O trabalho realizado pela Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica já começa a dar resultado. Enquanto outras regiões do país registraram crescimento nos índices de violência doméstica por causa do isolamento social pela pandemia da Covid-19, em Patos de Minas houve redução de 4% nos cinco primeiros meses do ano. O levantamento da Polícia Militar mostra que foram registrados  486 casos de violência doméstica de janeiro a maio de 2019, enquanto nos cinco primeiros meses deste ano, o número caiu para 467 ocorrências de violência doméstica na cidade.

Segundo o tenente Makson, em alguns casos a redução foi ainda maior, como a perturbação da vítima no local de trabalho, que teve queda de 70%. O policial explicou que a intenção da Patrulha não é promover a aproximação de casais e nem tão pouco a separa, mas somente interromper o ciclo de violência, que em muitos casos poderia até chegar à morte.

O policial orientou as pessoas a denunciarem os casos de violência doméstica pelo 190 ou pelo 181. “A orientação pra essa mulher que esta sendo vitimada, não só pra ela, mas pra alguém que tenha conhecimento de outra pessoa que está sendo vitimada, um vizinho ou um vizinha é que acione a Polícia Militar”, orientou o tenente Makson. O contato pode ser feito com o policial na rua, pelo 190 ou 181 ou pelo email: [email protected].