Polícia Militar coíbe atividade irregular de vigilância privada e prende vigilante em moto

A moto dele foi removida para o pátio credenciado do Detran.

publicado em 10/05/2019, por Farley Rocha


O motociclista foi preso.

A Polícia Militar prendeu nessa quinta-feira (09) um motociclista de 38 anos que esta exercendo a atividade de vigilância privada de forma irregular. Os policiais destacaram que junto com a usurpação de função também ocorrem outros crimes, contravenções e infrações de trânsito. Moradores também reclamam da perturbação do sossego. A moto dele foi removida para o pátio credenciado do Detran.

De acordo com a Assessoria de Comunicação Organizacional da Décima Região da Polícia Militar, principalmente nas cidades de Patos de Minas, São Gotardo e Carmo do Paranaíba, a corporação tem coibido a atuação irregular de segurança patrimonial. “Algumas empresas insistem em atuar de forma irregular, oferecendo serviços de segurança patrimonial, em via pública, função que deve ser exercida exclusivamente pela Polícia Militar, conforme previsão constitucional”, destacou.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

A Polícia Militar informou que além do cometimento do crime de usurpação de função ou de exercício irregular de profissão, também ocorrem outros crimes, contravenções e infrações de trânsito pelos infratores. Segundo a Assessoria de Comunicação Organizacional da 10ª RPM, muitas vezes, os infratores são inabilitados, possuidores de antecedentes criminais, o que pode facilitar o conhecimento da rotina dos moradores e dos locais a serem praticados crimes, principalmente contra o patrimônio, como furtos.

A Polícia Militar informou também que tem recebido diversas reclamações sobre perturbação do sossego, pois, para a execução das atividades irregulares é feito o acionamento de sirene ou de buzina, causando desconforto para todos os moradores do local, principalmente para aqueles que não aderem ao serviço.

Segundo a corporação, algumas pessoas se sentem coagidas a contratarem o serviço com medo de represálias por parte dos executores do serviço irregular. Mesmo com o uso de equipamentos luminosos e sonoros, como giroflex e sirenes, e de uniformes parecidos com os da Polícia Militar, a atividade não pode ser exercida, haja vista não terem o devido preparo profissional e amparo legal.

Imagens atualizado em 10/05/2019 • 4 fotos

Autor: Farley Rocha Postado em 10/05/2019
Compartilhe:

82 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Dragão Evaldo Rosa de Lima | 2 meses atrás

    Eu gostaria de ser um vigilante mas não tem condição

    0 0 Responder

  • Dragão Evaldo Rosa de Lima | 2 meses atrás

    É pro os vigilantes que trabalha na minha cidade que precisa de moto Lagoa Formosa Minas Gerais

    0 0 Responder

  • Sensata | 4 meses, 1 semana atrás

    Tem um vigia que recebe da população e passa quase a noite toda batendo papo com frentista em um posto de gasolina, ou vendo tv, depois de manhãzinha arranca com tudo de moto acordando a vizinhança! E ainda usando o uniforme da firma!... Só em Patos mesmo!!

    0 0 Responder

  • Sensata | 4 meses, 1 semana atrás

    Tem um vigia que recebe da população e passa quase a noite toda batendo papo com frentista em um posto de gasolina, ou vendo tv, depois de manhãzinha arranca com tudo de moto acordando a vizinhança! E ainda usando o uniforme da firma!... Só em Patos mesmo!!

    0 0 Responder

  • A Favor da Privatização | 4 meses, 1 semana atrás

    Então se eu for viajar, por exemplo, eu posso ligar no 190 e avisar que eles vão fazer ronda e tirar fotos e me encaminhar via whatsapp provando que minha casa está segura? Eles vão passar na rua da minha casa no mínimo 5 vezes por noite? O serviço desses vigilantes, não é de ação corpo a corpo e sim preventivo. Caso seja identificado algo, eles ligam para a PM. Ao menos o que eu contratei, é uma pessoa muito prestativa e bom profissional. No tempo em que ele trabalha pra mim, foi mais eficiente que a PM, pois eu sempre tive feedbacks sobre a segurança de meu patrimônio. Se a PM fará este serviço, que ela seja mais pessoal e passe mais confiabilidade à população.

    16 7 Responder

    Frouxo - 4 meses, 1 semana atrás

    É muito sortudo ou um baita mentiroso.

    13 6

    007 - 4 meses, 1 semana atrás

    coloque os seguranças dentro de sua mansão. você tem esse direito, guarda-costas, mordomos, capitão do mato, vá em frente

    7 1

    Curió - 4 meses atrás

    Não pode e pronto, acabou. Lei é pra ser cumprida, independente da sua conveniência. Acorda.

    4 1

  • Comissário Gordon | 4 meses, 1 semana atrás

    Parabéns, além do barulho infernal a noite toda essa atividade tem cheiro de milícias. quem quiser pagar por segurança privada, contrate seguranças para dentro de suas residências. começam cobrando segurança, depois comissões, tv a cabo, entrega de gás e depois eliminação de desafetos. mesmo com alguns problemas eu confio na PM e na PC.

    18 18 Responder

  • Maria | 4 meses, 1 semana atrás

    Tem que acabar com isso, além de atrapalhar o sono, não sei até que ponto “protegem”. Eles falam “se for viajar fala pra gente que vamos dar uma atenção especial pra sua casa.” Só besta mesmo pra acreditar nessa... Como que vc vai viajar e fala pra um estranho que tá saindo, mesma coisa de falar “me roube, sou anta”

    19 8 Responder

  • Cansado ???? | 4 meses, 1 semana atrás

    A vaidade reina junto a (incompetência) de pequena maioria do comando da PMMG . Não cabe nas formalidades legais fiscalizar esse tipo e outros de atividade direcionadas a segurança privada . Esse órgão é de jurisdição da PF a qual tem o departamento de fiscalização. PM tem muitos pela corporação de fazem ou cometem crimes tipo bico de segurança e agiotagem tráfico de armas acertos (nem todos) e aí o que acontece nadar x nada . PM atual funciona da seguinte maneira se o Policial for operacional põe ele pra serviço interno se for come dorme e deixa fluir naturalmente esse sim está na rua dentro de uma VP aí eu pergunto na major Gote existia o canil policiamento de grande valia a população kd ? Rotam GATE Velados no centro P2 Parece que esqueceram como agir ou o comando proibiu . Menos Vaidade mais Ação fica a dica .

    10 5 Responder

  • Pacato Cidadão | 4 meses, 1 semana atrás

    Isso não serve para inibir ladrão nenhum, a polícia também não, a verdade é que este país não tem segurança alguma.

    19 2 Responder

  • Demorou | 4 meses, 1 semana atrás

    Essa cambada de malandro tira oo sossego da cidade inteira, por causa de alguns maus informados que acham que eles vigiam alguma coisa. Demorou, mas aconteceu. Obrigado polícia militar... A cidade agradece o retorno da paz e sono tranquilo.

    12 10 Responder

carregar mais comentários