Os estelionatários enviam mensagens para os contatos da vítima pedindo dinehiro.

A Polícia Militar alertou nessa terça-feira (07) sobre o golpe da clonagem de whatsapp em Patos de Minas. Os estelionatários já estão conseguindo utilizar o aplicativo da vítima enviando mensagens para os contatos dela pedindo dinheiro. Pensando se tratar de um amigo ou familiar, o golpista acaba conseguindo depósitos em dinheiro. Já houve vítimas na cidade.

O Major Evandro da Assessoria de Comunicação Organizacional da 10ª RPM resaltou que, com o advento de tecnologias, o aparelho celular passou a ser utilizado para várias finalidades além de realizar e receber ligações. Destaca-se entre essas finalidades a troca de informações utilizando o aplicativo whatsapp, o que o torna atrativo para pessoas de má índole, que já o conseguem clonar.

Ele informou que, com o whatsapp clonado, o infrator envia mensagens aos contatos da vítima se passando por ela e pede para fazer um depósito, mas que o aplicativo do banco em seu celular não está funcionando, solicitando assim que a pessoa contatada efetue um depósito em uma conta informada pelo infrator, alegando que posteriormente a ressarcirá.

A vítima, pensando se tratar de um amigo, acaba fazendo o depósito e só depois percebe que caiu em um estelionato. O que algumas vítimas da clonagem têm relatado é que assim que o Whatsapp é clonado elas não mais conseguem acesso no aplicativo. Com essa ação, o infrator prejudica a pessoa que tem o aplicativo clonado e a pessoa que de boa fé faz o depósito.

O oficial alertou as pessoas que, caso recebam mensagens desta natureza, certifiquem-se que realmente se trata da pessoa que você conhece ligando para ela e não clique em nenhum link desconhecido que por acaso vier a receber. “A clonagem de whatsapp demonstra que realmente o crime é dinâmico, motivo pelo qual as medidas protetivas do cidadão também devem ser dinâmicas”, concluiu.