10º Departamento da Polícia Civil de Patos de Minas - Foto: Arquivo Patos Hoje.

Servidores do 10º Departamento da Polícia Civil de Patos de Minas interromperam as atividades nesta quarta-feira (26) em mais um protesto contra a reforma da previdência proposta pelo Governo do Estado. É o 2º dia de luta da corporação que vem tentando chamar a atenção para o que eles chamam de injustiças que a proposta apresentada traria para os servidores.

A proposta de reforma da previdência do Governo de Minas ainda está tramitando na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Entre as mudanças propostas está o percentual de contribuição progressivo de acordo com o valor do salário, (variando de 13% para quem ganha até R$ 2.000,00 a 18,38% para quem ganha acima de R$ 16.000,00), idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, com redução de 5 anos para professores e o valor da aposentadoria fixado em 60% do salário mais 2% a cada ano que exceder os 25 anos de contribuição.

Os agentes de segurança  terão regras especiais, podendo se aposentar com 55 anos sendo homem ou mulher e 25 anos de contribuição. A principal queixa da categoria, no entanto, é a falta de uma regra de transição que contemple os servidores que já estão próximos de se aposentarem. Além disso, eles reclamam da falta de diálogo do Governo do Estado com a categoria.

A paralisação desta quarta-feira é uma forma de chamar a atenção das autoridades. Todos os serviços foram interrompidos, inclusive os de vistoria de veículos e o Detran. Apenas a Delegacia de plantão tem funcionamento normal ao longo do dia.