Parte do café não havia sido descarregada

A Patrulha Rural de Rio Paranaíba apreendeu nessa sexta-feira (26) uma grande quantidade de Café furtado na zona rural do município. Um fazendeiro, o filho dele e um caminhoneiro acabaram presos. As 18 toneladas de café foram devolvidas para os donos.

De acordo com informações da Polícia Militar, a patrulha rural foi comunicada que tinha amanhecido um caminhão tipo “basculante” com Guincho, atravessado em uma estrada vicinal na região de São João e Ferreiros, estando o veículo com uma caçamba da Fazenda Agroalpa, cheia de café.

Um funcionário da fazenda disse que não reconhecia o caminhão e que a caçamba tinha sido deixada em meio à lavoura, o que demonstrava ser produto de furto. Os policiais ainda encontraram outra caçamba nas proximidades, pertencente ao grupo “Magriotis”, estando essa vazia. Posteriormente, foi descoberto que essa caçamba também tinha sido furtada durante a madrugada, repleta de café.

Iniciado os levantamentos, os policiais militares conseguiram localizar o condutor do caminhão o qual resumiu em dizer que duas pessoas desconhecidas tinham solicitado para ele guinchar e transportar a caçamba, mas negou em dizer quem era os contratantes e para onde seguia. Ele ainda negou esclarecer onde ele tinha descarregado a outra caçamba encontrada vazia do grupo Magriotis.

Os policiais militares continuaram as diligências e descobriram que o caminhoneiro, morador de Patrocínio-MG, tinha sido contratado, por duas pessoas de Rio Paranaíba para puxar café de lavouras, até um terreiro, porém ainda não tinham feito nenhuma viagem.

Os policiais então pediram ao fazendeiro para mostrar seu terreiro de café, tendo ele alegado que ainda estava em construção, mesmo assim os policiais insistiram para ver o terreiro e não tendo como se esquivar o fazendeiro, contou que na verdade na noite anterior o caminhoneiro contratado por ele e seu filho, inexplicavelmente tinha descarregado uma caçamba de café no local, não sabendo ele dizer a origem.

Os policiais foram até o terreiro do fazendeiro e localizaram a grande quantidade de café depositada no local, grande parte ainda no monte. Funcionários do grupo “Magriotis” deslocaram ao local com maquinário e fizeram o recolhimento do café furtado que tinha peso estimado de 18 toneladas.

De acordo com os policiais, ficou constatado que que eles só não descarregaram a segunda viagem de café no mesmo terreiro devido o caminhão ter danificado a embreagem. O condutor do veículo, o fazendeiro e seu filho foram presos em flagrante por furto e receptação, sendo apresentados na Delegacia de Plantão.