A Polícia Militar levou para a delegacia nessa quarta-feira (08) o andarilho José Francisco da Silva Irmão, 47 anos. O morador de rua disse que estava pedindo dinheiro para poder ir embora para Monte Carmelo. O funcionário da Rodoviária, Jefferson Luiz Leal foi quem acionou a Polícia Militar dizendo que ele estava perturbando as pessoas que estavam no local. José Francisco estava com fortes sintomas de embriaguez.

O caso do andarilho preso na noite passada é parecido com vários outros na cidade. Além de perturbarem o sossego das pessoas, eles ameaçam aqueles que não dão esmola. Marcilúcia Barcelos da Silva, Coordenadora do CREAS em Patos de Minas, orientou as pessoas a nunca darem esmola e a encaminhá-los para a Assistência Social que funciona no Terminal Rodoviário.

Marcilúcia ainda falou sobre como está a população de moradores de rua em Patos de Minas. Ela contou que a situação atualmente está controlada apesar de ter crescido na época da Fenamilho. Ela disse que a situação mais preocupante é com os usuários de droga. “Eles têm residência, têm família, mas insistem em ficar nas ruas”, ressaltou.

Ela destacou que o CREAS está trabalhando em conjunto com a Polícia Militar e o Ministério Público para reduzir os casos. Ela disse que alguns usurários de droga já tiveram a internação compulsória deferida pela justiça. “Infelizmente, a família já não os suporta e eles têm o direito de permanecer nas ruas”, afirmou.

Com relação aos migrantes, ela disse que está sempre fornecendo passagens para eles seguirem para suas cidades. “Eles ficam andando de cidade em cidade, principalmente nos municípios que estão em festa”, disse. Na orla da Lagoa Grande, Cartão postal de Patos de Minas, é possível ver os andarilhos ingerindo bebida alcoólica debaixo de árvores em plena luz do dia.

Não conseguimos informações sobre os números de usurários de droga que vivem nas ruas de Patos de Minas, nem com relação aos pedintes da cidade. Marcilúcia informou que um Termo de Ajustamento de Conduta pelo Ministério Público está sendo providenciado para que a situação seja solucionada.

Diversos moradores já entraram em contato com o Patos Hoje reclamando da forma com que eles abordam as pessoas nas ruas. Muitas vezes, quando não recebem a esmola, eles ameaçam e proferem xingamentos. No caso desse andarilho, após provocar a perturbação, ele foi levado para a delegacia e liberado em seguida.

Autor: Farley Rocha