A Polícia Militar, cujas origem foi em 1775, comemorou mais um ano de existência no dia 9 de junho.

A Polícia Militar realizou nesta quinta-feira (14) uma solenidade no Espaço Multiuso da 10ª RPM para comemorar o Aniversário dos 243 anos da Polícia Militar, do 21º Aniversário da 10ª Região e também foi comemorado o Dia do Pessoal da Reserva e Reformados- QOR.

A Polícia Militar, cujas origem foi em 1775, comemorou mais um ano de existência no dia 9 de junho, data de criação da mais antiga fração de tropa paga de Minas Gerais, destinada à atividade de segurança pública, completando os seus 243 anos.

A Décima Região da Polícia Militar, criada através da resolução nº 3.377, de 21 de maio de 1997 e instalada no dia 17 de julho de 1997, com sede em Patos de Minas, responsável pela segurança pública no Alto Paranaíba, comemora o seu vigésimo primeiro aniversário.

O tema deste ano para a cerimônia de aniversário da PMMG em todo o Estado de Minas Gerais é: “Polícia Militar: 243 anos cultivando valores, para melhor proteger você”!

Inicialmente, o Major Sócrates Queiroz Caixeta realizou a leitura da nota do excelentíssimo senhor Comandante Geral da PMMG alusiva à data. Em seguida, foram agraciados militares da ativa e reformados, com a entrega de medalhas, sendo entregues as medalhas do Mérito “Coronel Fulgêncio de Souza Santos”, medalhas de Dever Cumprido, medalhas de Mérito Militar, medalhas de Mérito Profissional e também as medalha Alferes Tiradentes.

A medalha do Mérito “Coronel Fulgêncio de Souza Santos” foi instituída através do decreto 24.973, de 26 de setembro de 1985, e destina-se a agraciar participantes da revolução de 1932, bem como personalidades e instituições que tenham prestado serviços relevantes à União dos Militares do Estado de Minas Gerais.

A medalha de Dever Cumprido foi instituída pelo decreto 31.763, de 30 de agosto de 1990 e destina-se a agraciar oficiais e praças da polícia militar, sócios da união dos militares do Estado de Minas Gerais, que tenham prestado 30 anos de serviço e completado 30 anos de inatividade.

A medalha de Mérito Militar é dedicada aos policiais militares que prestaram bons e relevantes serviços à instituição, no período de 10, 20 e 30 anos, sendo, respectivamente, as de grau bronze, prata e ouro.

A medalha de Mérito Profissional foi criada através da lei número 5.532 de 23 de setembro de 1.970, pelo Governador do Estado e destina-se a galardoar atos de bravura ou ações meritórias praticadas por servidores da Polícia Militar.

A medalha Alferes Tiradentes é a principal comenda da Polícia Militar de Minas Gerais. A condecoração é destinada a distinguir e galardoar policiais militares, personalidades e instituições que tenham prestado relevantes serviços à corporação.

O Coronel QOR Augusto Soares dos Santos realizou a leitura da nota do dia da Polícia Militar de Minas Gerais, alusiva ao dia do Pessoal da Reserva e Reformados. Posteriormente, o Major QOR Sebastião Araújo de Carvalho, diretor do Núcleo da União dos militares do Estado de Minas Gerais, fez uso da palavra.

O evento teve, ainda, a entrega dos diplomas de Destaque Profissional, que visa valorizar o público interno; sendo, policiais militares, funcionários civis e professores do Colégio Tiradentes nas modalidades de Destaque Administrativo, Destaque Operacional, Motorista Padrão, Destaque Funcionário Civil e Destaque Pedagógico.

Os alunos do CTPM que se destacaram foram selecionados e também reconhecidos com a entrega dos Diplomas de Aluno Destaque e Destaque Superação. A solenidade encerrou-se com a palavra do Comandante da 10ª Região, Cel Waldimir Soares Ferreira e com a Canção da Polícia Militar, tocada pela Banda de música.

Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional Da Décima Região Da Polícia Militar